PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    setembro 2016
    D S T Q Q S S
    « ago   out »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  

Dicas para melhorar o discurso em falas públicas

Posted by HWBlog em 01/09/2016

falar em publicoFalar em público é algo que nós praticamos e fazemos desde pequenos, mas, mesmo assim, sempre surge aquele frio na barriga e uma insegurança, seja antes de um discurso, de uma apresentação de trabalho, escolar ou em qualquer outra situação que exija um orador. Uma pesquisa norte-americana feita pela Bussiness Wire revelou que “falar em público” é o quarto maior medo dos jovens americanos. Apenas acidentes de trânsito, morte e aranhas ficaram na frente no ranking.

O especialista em comportamento humano e presidente de Sociedade Latino Americana de Coaching, Sullivan França, ressalta que, para um bom discurso, preparação e autoconhecimento são indispensáveis, e falta disso é o que mais atrapalha os oradores. “Faça um exercício: por que estou assustado com essa possibilidade? O que me prende? Com as respostas será possível trabalhar os pontos falhos e a autoconfiança, possibilitando enfrentar o bloqueio de falar em público. Além disso, conheça quem será o público e adapte o discurso para ele. Aproveite também para estudar o conteúdo que será apresentado”.

Uma boa dica antes de preparar uma fala em público é conhecer o público. Com isso em mente, o orador tem uma boa base do que apresentar e como preparar discurso que não fique denso. Um pouco de bom humor também é sempre vindo, nada muito exagerado, apenas o necessário para “quebrar o gelo” com a plateia.

Além disso, interação entre orador e público é essencial para criar uma espécie de ligação com a plateia. Isso pode ser feito de várias maneiras, desde recursos na apresentação até uma espécie de perguntas e respostas com o público. A ideia dessas ações é não deixar que o discurso se torne maçante.

O ideal é que o orador esteja concentrado e focado no que vai apresentar. Com o tema da fala estudado, isso se torna mais fácil, o que não impede de o palestrante ser bem-humorado e utilize até da emoção na hora da fala. Essas características atraem o público e tornam o momento ainda mais rico.

Há quem diga que não se deve carregar nenhuma “cola” na hora da apresentação, no entanto, França não vê problema nisso. “Uma cola sempe ajuda, por mais que você tenha todo o texto decorado, não precisa ser um pergaminho. É importante que seja algo pequeno e que tenha os tópicos mais importantes da sua fala. Seu discurso não será ignorado apenas porque você deu uma olhadinha no papel.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: