PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    março 2015
    D S T Q Q S S
    « fev   abr »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

Por que é tão difícil simplificar a vida?

Posted by HWBlog em 23/03/2015

simplificar bbcSe tem uma coisa que a maioria das pessoas tem em comum, independentemente de o quanto trabalham e do que fazem nas horas de folga, é que elas estão sempre ocupadas, sempre alertas, sempre tentando cumprir uma longa lista de tarefas e desafios que aparecem em seus caminhos.

Mesmo quando elas estão cientes de tudo o que precisam fazer, o próprio volume de post-its com lembretes, o bloco de notas do smartphone e até a velha e boa lista de tarefas a serem cumpridas já significam uma grande dose de complicações.

A tecnologia está aqui para ajudar a tornar o dia-a-dia mais eficiente, mas, ironicamente, ela também contribui com sua parcela de complexidade desnecessária, com os infinitos pedidos de “log in” e nossas caixas de entrada se enchendo com centenas de e-mails por dia.

E a pilha de simplificadores tecnológicos que complicam a vida só cresce – de quantas senhas precisamos lembrar para entrarmos em todos os aparelhos e sites que usamos em casa e no trabalho?

Espaços sem complexidade:

Será que a solução seria criar espaços na vida que sejam livres de complexidade, nos quais, ao menos de vez em quando, pudéssemos nos sentir equilibrados e menos estressados?

A ideia não é tão louca quanto parece. Muitos de nós provavelmente já participamos de atividades cujo principal benefício é a sensação de simplicidade gerada, ainda que fugaz. Se você pratica ioga ou meditação, vai entender o que estou dizendo.

Psicólogos se referem a isso ao poder da plena consciência, o que também pode ser entendido como viver o momento presente e não sobrecarregar o cérebro com muitas outras coisas.

Aceitar a verdadeira simplicidade no cotidiano nem sempre é algo simples, mas também não é impossível. E há maneiras de criarmos mais áreas livres de complexidade. Aqui estão algumas ideias que podem ajudar:

Resista a verificar seu e-mail constantemente:

A única maneira de fazer isso é saindo do programa de e-mail que você utiliza. A tentação de verificar cada nova mensagem que entra é muito grande. Determine um período no qual você ficará desconectado. Comece com 20 minutos e tente chegar a duas horas ou mais.

Se não conseguir fazer isso, o problema pode não ser a quantidade de tarefas pendentes, mas talvez um possível vício por e-mail. Lembre-se: os telefones ainda funcionam, então fechar a caixa de entrada não é a mesma coisa que se trancar em um mosteiro.

Reaja menos:

Muitos chefes passam a maior parte do dia apagando incêndios, reagindo ao que está acontecendo, em vez de se dedicar mais a controlar os eventos. É possível quebrar esse ritmo introduzindo um “intervalo para reflexão” de 15 minutos no maior número de dias possível.

Esse será o seu momento para pensar – algo cada vez mais raro no nosso mundo non-stop.

Tente refletir sobre o que você poderia fazer melhor, o que poderia realizar de maneira diferente e até no que você não deveria executar. Aproveite esse tempo para ser mais proativo em vez de reativo.

A sensação de controle que vem com a reflexão vai compensar na forma de estresse reduzido.

Use seus recursos:

Imagine se você pudesse, num passe de mágica, criar uma equipe de pessoas para ajudá-lo em vez de ser você a fazer tudo. Uma boa notícia para que tem um cargo de chefia: provavelmente já existem pessoas se reportando a você.

Os melhores chefes são os grandes distribuidores de tarefas. Se esse é o seu caso, aproveite.

Se não, entenda que os princípios de delegar são bem simples. Estabeleça metas claras. Prepare as pessoas para assumirem mais responsabilidades. Peça para que elas prestem contas. Oriente-as. Você saberá se está no caminho certo quando se sentir confiante para ter seus intervalos de reflexão todos os dias.

Todas essas sugestões trarão um resultado que vale mais do que qualquer outro: elas criam tempo.

E mais tempo traz mais controle e menos estresse.

A simplicidade é um desses raros momentos em que o velho ditado de que “menos é mais” realmente faz sentido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: