PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    setembro 2014
    D S T Q Q S S
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  

Não basta ter dinheiro para investir em uma franquia

Posted by HWBlog em 30/09/2014

intenção do comandanteA opção de adquirir uma franquia, para muitos brasileiros, é a realização do sonho de ser empresário, de ter o próprio negócio. Ocorre que parte da realidade que acompanha este sonho nem sempre é considerada ao se sonhar.

Um franqueado, para ser bem sucedido, precisa agir como gestor administrativo, comercial e de pessoas. E, para aqueles que empreendem pela primeira vez, e que são a maioria dos que adquirem franquias no país, esta tarefa é realmente desafiadora.

A função de gestor administrativo depende essencialmente do conhecimento e da utilização de ferramentas de análise financeira. Apesar de o brasileiro ter uma vocação empreendedora, ser criativo e gostar de buscar soluções ainda não experimentadas, muitos destes empresários de primeira viagem não possuem uma experiência administrativa adequada, e isto pode se tornar uma dificuldade importante.

Assim como um padeiro precisa entender de forno, um empresário necessita saber organizar e analisar um DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, um fluxo de caixa, uma curva ABC de rentabilidade, dentre outras ferramentas essenciais da administração financeira.

Muitas pessoas não se sentem confortáveis com cálculos, gráficos e tabelas, e há muitos franqueados nesta condição. Por isso, o ensino da gestão financeira voltado para uma rede de franquias deve ser menos teórico e o mais prático possível. Deve estar incluído em um programa que inclua o acompanhamento de um profissional experiente, durante alguns meses, que possa interpretar os conceitos estudados e auxiliar na aplicação prática, de forma que o novo empresário possa entender sua lógica e seus benefícios.

O ato de gerir está diretamente relacionado com a capacidade de tomar decisões corretas sobre determinado assunto. E uma boa tomada de decisão deve estar alicerçada em informações organizadas que possam ser interpretadas a partir de conhecimentos técnicos. Ao se pensar na perenidade de uma franquia, o fator capacitação deve ser prioridade e cabe às empresas franqueadoras a transmissão do conhecimento necessário para uma boa gestão.

Entrar numa rede de franquias que tenha uma marca admirada e uma estrutura de suporte organizada é a primeira decisão inteligente para aqueles que decidem empreender no país. Estar preparado para ser um bom administrador é a próxima grande decisão, que representará um grande diferencial para o sucesso de cada franquia e consequentemente de toda a rede.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: