PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    abril 2014
    D S T Q Q S S
    « mar   maio »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  

Seja Inconsistente

Posted by HWBlog em 04/04/2014

inconsistênciaMuitos louvam a consistência como uma qualidade importante, seja na vida privada ou nos negócios.
Jeff Bezos o magnata da AMAZON e indiscutível caso de sucesso, porém, alinha-se em outra direção: pessoas que acertam na maioria das vezes são aquelas que frequentemente mudam de ideia.
Em entrevista ao site 37signals, Bezos não considerou a consistência de pensamento com uma qualidade particularmente positiva, sendo perfeitamente possível, e até desejável, ter amanhã uma ideia que contradiga o que se pensou hoje.
Ele observou que as pessoas mais inteligentes constantemente reavaliam suas posições sobre problemas já considerados resolvidos.
Para tanto, estão abertos a novas ideias, informações diferentes, contradições e desafios à própria maneira de pensar.
Isso não significa que simplesmente devamos abandonar pontos de vista constantemente, mas apenas encará-los como temporários.
Joel Gascoigne, em artigo no blog Buffer, aplica os conselhos de Bezos para as startups, argumentando que na criação de uma nova empresa a inconsistência pode ser até um fator de evolução do negócio, pois seus fundadores devem decidir e seguir adiante mesmo sem ter a informação necessária para cada decisão.
Exigir “consistência” logo no início muitas vezes é a causa do fracasso de uma startup.
Gascoigne observa que empreendedores devem tomar decisões rápidas e seguir adiante sabendo que, no máximo, 70% de suas decisões se mostrarão corretas.
O segredo é saber detectar o erro e prontamente corrigi-lo.
No mundo dos negócios, nem sempre é fácil agir assim, por causa da cultura que louva a diferença de opiniões fortes e perenes.
Para um líder, é complicado comunicar a um subalterno que engavetou aquele projeto no qual ele estava trabalhando com tanto empenho.
Em seu artigo, Gascoigne cita o próprio exemplo para defender a inconsistência. Ao lançar o projeto do Buffer, sugeriu enfaticamente aos parceiros o “bootstrapping” (usar somente recursos internos, sem a participação de investidores) para tocar a startup, um método que garante maior autonomia, mas torna duas vezes mais lento o processo de capitalização.
Após os dez primeiros meses de funcionamento, conversas com outros empreendedores lhe mostraram que aceitar investidores àquela altura aceleraria a evolução da empresa, pois era necessária a contratação de mais pessoas.
Dito e feito: ao abrir o capital e arrecadar mais de US$ 400 mil, tudo se agilizou. Choveram críticas sobre sua inconsistência, mas a empresa vai bem, obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: