PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Posts recentes

  • Agenda

    janeiro 2014
    D S T Q Q S S
    « dez   fev »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Um líder superante precisa “aprender a aprender

Posted by HWBlog em 17/01/2014

StandOutA superação na carreira virou um plano muito mais complexo do que era no passado. Um cirurgião hoje, aos 60 anos de idade, ao contrário de pensar em se aposentar precisa estudar o que a Nanomedicina está fazendo em seu campo de especialização. Nas carreiras, nascemos como bons e capazes especialistas e precisamos criar talentos e competências. A superação na carreira exige a vontade da prontidão de sempre querer “aprender a aprender”. A diversidade cultural dos múltiplos conhecimentos vai moldando o moderno profissional. Precisamos colocar o foco das atenções em profissionais admiráveis para incorporar valores, atitudes e padrões competitivos e éticos.

Não tenha uma carreira só. Desenvolva, em paralelo à sua carreira, carreiras de apoio, de suporte. Saiba que as carreiras são compostas de ciclos. Os ciclos têm começo, meio e fim, que estão cada vez mais velozes e começando mais cedo neste século XXI. Um menino já é chamado para um “pré-contrato” como atleta, ou como artista, ainda antes dos 10 anos de idade. Em uma corporação globalizada, somos convocados para postos de liderança ainda sem termos a maturidade ideal da vida. E, se tudo começa mais cedo e mais velozmente, também termina cedo. Não é mais possível imaginar ficar fazendo a mesma coisa até esperar a antiga sonhada (e desesperada) aposentadoria.

Participe de associações, de entidades de classe, esteja junto a sua categoria profissional. Preste serviço nas organizações. Não pare de estudar nunca. Faça de cada viagem de negócios uma descoberta. Registre o que aprendeu. Escreva artigos. Compartilhe suas experiências em palestras, aulas, blogs. Idealmente, seja também um acadêmico. Procure se desenvolver como professor. Comece no próprio lugar em que se encontra. A resposta à pergunta: “O que você vai ser quando crescer?”, não deve ser mais feita. Ela é de um tempo “do lento”, do “lombo de burro”, do cavalo, da carruagem, do bonde. A pergunta agora é: “O que você já é?”. O que somos agora já é o resultado do futuro. Uma criança já é para poder vir a ser.

Use a moderna tecnologia que permite gerenciar o tempo como “ar comprimido” a seu favor. Podemos comprimir o ar de um Maracanã dentro de um pequeno tubo. Precisamos fazer o mesmo com o tempo. O tempo é um gás extraordinariamente mais volátil que o próprio ar, e, portanto, valorizar o instante é sagrado na superação da sua carreira. Diversifique o que você se permite sentir. Se sua área é de Exatas, permita-se experiências em Humanas e vice-versa. A importância que o estudo da eletrônica teve na minha carreira, que se deu na área de Humanas, tem sido fundamental. Eu não era bom em eletrônica, e não seria um grande profissional nessa área, pois não tinha muitas habilidades, mas ter aprendido os conceitos, as regras, as fórmulas, tudo isso serviu para, como executivo de marketing, tratar de planos ao lado de engenheiros, nas organizações e clientes que tenho.

Vejo que os mais criativos, brilhantes e capazes cientistas e geneticistas com os quais trabalhei eram aqueles que haviam se desenvolvido nos campos da filosofia, história, artes. Portanto, Humanas, Biológicas e Exatas não podem viver separadas, isoladas. Nas carreiras, podemos começar como um engenheiro mecânico, por exemplo, mas logo precisaremos saber atuar em equipe, teremos oportunidades como gestores, e isso envolverá toda a administração, já que muitos podem ter oportunidades como diretores comerciais, de marketing e de logística, por exemplo.

Supere-se em sua carreira. Seja melhor do que você é a cada dia. Todos conhecem bem o João Carlos Martins. Sua superação é um caso espetacular. O maior intérprete de Bach do século XX ficou impossibilitado de continuar tocando, por esses obstáculos teimosos do mundo real que decidem encerrar sua carreira, e transformou-se em um maestro já com mais de 60 anos, quando muitos já desistiram, bem mais cedo, do sentido de sua vida.

Mas o belo do querido João não é só isso. O sensacional foi o passo além que ele deu, e nos relembra: ele mantém uma orquestra com crianças de comunidades carentes e oferece para centenas desses pequenos seres a chance da descoberta daquele sopro divino que lhes foi também concedido na origem da Terra do Sempre. O João poderia ser apenas um grande superante, que se transformou em um competentíssimo maestro. Mas tem sido muito mais do que isso, um passo além da superação; esse maestro já tem a alma livre e com a sua liberdade liberta milhares de pessoas.

por José Luiz Tejon Megido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: