PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Posts recentes

  • Agenda

    janeiro 2014
    D S T Q Q S S
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Os melhores livros de 2013

Posted by HWBlog em 07/01/2014

leitura 01Confira as sugestões de leitura para quem quer se desenvolver profissionalmente feitas por 7 especialistas

“Desenvolva sua verdadeira vocação”

“É um livro destinado a quem quer realmente se dedicar ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de seus pontos fortes”, diz Celia Spangher, diretora da Maxim Consultores. No livro, o consultor Marcus Buckingham ajuda os leitores a identificar interesses e aprimorar habilidades. Também explica como lidar com os pontos fracos para que eles não se tornem barreiras na vida profissional.
“Não poderia deixar de lado mais este livro do Buckingham, de leitura extremamente fácil, com dicas ótimas para reconhecer quais são os nossos valores mais importantes e em que áreas residem nossas maiores chances de sucesso”, diz Marie Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center.

“To sell is Human”

O último livro de Daniel Pink traz um novo olhar sobre a arte de vender e é indicado para todos os profissionais, da área comercial ou não. “É um livro repleto de insights sobre como lidar com pessoas no dia a dia em que nos vendemos todo o tempo. Vale a leitura!”, diz Celia Spangher, diretora da Maxim Consultores.

“O jeito Zuckerberg de fazer negócios”

“Mark Zuckerberg aborda no livro assuntos relevantes como: ter paixão pelo que faz, o propósito de vida e a influência que isto gera na carreira, como tratar pessoas e as parcerias que devemos nos aproximar para chegar aonde queremos”, diz o coach Robson Nasc. De acordo com o especialista, as lições do criador do Facebook são clarasé é possível aplicá-las na empresa e na carreira. “Serve como inspiração pois é repleto de exemplos de sucesso e conhecimento”, diz Nasc.

“Sonho Grande”

O livro traz os bastidores da trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que em pouco mais de quatro décadas, ergueram o maior império da história do capitalismo do país: a Ambev, unindo as maiores cervejarias do Brasil, Brahma e Antarctica. “Nos últimos anos, compraram grandes marcas americanas conhecidas globalmente, sendo Budweiser, Burger King e Heinz. Por fim, a compra da Anheuser-Busch, criando a AB InBev, esta a maior cervejaria do mundo”, diz o coach Robson Nasc. De acordo com ele, a leitura vale porque traz as fórmulas de gestão que eles desenvolveram, tanto para as empresas quanto para a carreira.
“Baseados em fatos e evidências, conceitos são compartilhados para que profissionais possam perceber que a inovação e a modelagem de países mais competitivos podem aprimorar uma cultura e levar a um império, seguindo estratégias e mantendo o foco”, diz Mike Martins, diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching, que também recomenda o livro.

“Carlos Wizard: Sonhos não tem limites”

No livro, Ignácio de Loyola Brandão conta a história do professor que se tornou um dos maiores empresários, montando a maior rede de escolas de inglês do país e que vendeu a empresa por bilhões.
“Pensando em primeiro buscar um modelo excepcional para carreira e os negócios, e depois pensar na prosperidade, Carlos Wizard fala da trajetória profissional como se houvesse nascido com a estrela do sucesso”, diz o coach Robson Nasc. Segundo ele, o livro serve de inspiração para a carreira de qualquer profissional. ” Mostra também crenças limitantes que, na maioria das vezes, impedem as pessoas de seguirem em frente”, diz.
“Carlos Wizard Martins é uma pessoa que começou com uma meta em mente e que se desafiou, inovou e superou, estabelecendo um novo cenário no Brasil no segmento de idiomas”, diz Mike Martins, diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching, que também indica a leitura.

“Não se desespere”

“Apesar de não ser um livro propriamente de carreira, essa nova obra traz profundas reflexões e ensinamentos que contribuem na formação de conceitos, e até técnicas para a prática do controle emocional que muito é exigido, e necessário, nas organizações, em especial nos cargos de liderança”, diz o paletrante e consultor Maurício Seriacopi.

“LEADER COACH – Coaching como filosofia de liderança”

“Um verdadeiro e completo curso sobre coaching de liderança apresentado de forma clara e simplificada, porém de extrema abrangência”, diz o palestrante e consultor Maurício Seriacopi. Em especial, Seriacopi recomenda o capítulo que trata das diversas gerações e suas denominações.

“Maestria”

“Ver ou ficar sabendo que alguém foi bem sucedido nos remete a questões de DNA, facilidades na vida e um berço promissor. O que este livro está realmente nos revelando é a importância da repetição que fez com que notáveis pessoas atingissem suas metas e ficassem imortalizadas em nossa história”, diz Mike Martins, diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching.
Como ele explica, sucesso depende de estímulos e modelos pontuais para que possamos ativar todo nosso potencial interno. “Este livro desmistifica a estratégia de pessoas que conseguiram inovar e criar”, diz o especialista.

“A Elite do Coaching no Brasil”

O livro é sobre coaching, metodologia e profissão que tem sido responsável por alavancar resultados de empresas e aperfeiçoar e desenvolver profissionais. “O livro estabelece uma massa crítica em relação à prática do coaching para que as pessoas possam entender o que o processo exerce em uma gama variada de profissionais, auxiliando com ferramentas e enriquecendo os repertórios de estratégias, técnicas e atitudes”, explica Mike Martins, diretor executivo da Sociedade Latinoamericana de Coaching.

“Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século”

Globalização, tecnologia, conhecimento, metas, desejos, obstáculos, vitórias… Todos estes cenários fazem parte da vida das pessoas e, em comum, está a maneira de lidar com tudo isso, de acordo com Mike Martins, diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching.
“Primeiramente, temos que validar e entender o que está acontecendo para podermos saber qual a maneira de lidar com eles.Depois disso, está na hora de saber como estabelecer uma profilaxia, seguido de uma homeostase, quando o inevitável acontecerá”, explica. O livro vale a pena justamente porque ajuda seus leitores nesse processo que, se mal gerenciado pode resultar em perda de desempenho profissional.

“Pipeline de Liderança – Desenvolvimento de Líderes Como Diferencial Competitivo”

“Um grave problema que o profissional enfrenta no desenvolvimento da carreira é não saber quais os critérios que as grandes organizações usam para avaliar o nível de competência dele para um cargo de liderança. O profissional pensa que está indo bem, mas descobre que suas habilidades ainda não são o que as empresas esperam. Isso gera muito estresse e frustração”, diz Silvio Celestino, da Alliance Coaching.
A causa disso, diz o especialista, está no desconhecimento de quais são as competências que as empresas demandam do líder em cada nível de liderança. A solução, explica Celestino, está no conhecimento desses níveis com o detalhamento do que é esperado em termos de competências.
“O livro Pipeline de Liderança revela uma das mais utilizadas estruturas de organização de liderança nas grandes empresas. Essas ideias são utilizadas no exterior, mas também no Brasil e por grandes grupos nacionais. Se você é sério a respeito do desenvolvimento de sua carreira em cargos gerenciais, recomendo fortemente a leitura desse livro”, diz Celestino.

“Os Caminhos de Mandela – Lições de Vida, Amor e Coragem”

“Um problema que atinge o profissional na definição de longo prazo da carreira é a insatisfação com a empresa em que trabalha após algum tempo. Isso gera muito estresse e insegurança de que, talvez, não atinja os postos mais altos na profissão que escolheu. A principal causa disso está na ausência de um propósito elevado para si e para sua carreira profissional”, diz Silvio Celestino, da Alliance Coaching.
Saber escolher um propósito e pagar o preço para cumpri-lo é um conhecimento relevante para ser bem-sucedido na carreira, segundo o especialista. “O livro Os Caminhos de Mandela apresenta de forma profunda os pensamentos de alguém que percebeu a necessidade de interferir na realidade e agir comandado por um propósito elevado. Lidar com as consequências disso e atingir o ponto mais alto, e inimaginável, em sua vida faz da história de Mandela uma leitura obrigatória para aqueles que querem ser guiados por um propósito maior em suas carreiras e vida”, explica Celestino.

Antônio Ermírio de Moraes – Memórias de Um Diário Confidencial

“Em geral, o executivo brasileiro possui formação e muitas ideias profissionais vindas do exterior. Nem sempre, entretanto, tem a preocupação de conhecer a cultura executiva brasileira, principalmente de grandes grupos nacionais. Isso faz com que aprenda certas abordagens nem sempre apropriadas a nossa realidade”, diz Silvio Celestino, da Alliance Coaching.
Na opinião dele uma boa forma de compreender o pensamento, a ética e os valores de um dos ícones empresariais do Brasil é ler o livro “Antônio Ermírio de Moraes, Memórias de um diário confidencial”. “Além de conhecer de perto um extraordinário líder empresarial, irá se surpreender com o seu repertório cultural e ideias a respeito da vida empresarial e sobre o Brasil. Uma excelente inspiração para aqueles que desejam desenvolver suas carreiras em grupos nacionais de grande porte, com ideias apropriadas para o contexto brasileiro”, diz o especialista.

“Faça acontecer”

“Como gostei muito do TEDTalk, gostei também do livro. É um livro feminista mas não é um livro de combate entre mulheres e homens. O livro tenta convencer a todos que um sistema mais igual sera benéfico a todo mundo. A sua visão do feminismo corresponde em muitos aspectos à minha”, diz a coach Marie Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center.
No livro, diz Marie Josette, Sheryl Sandberg – COO do Facebook – propõe que os homens mudem alguns comportamentos e, por outro lado, sugere que as mulheres percebam o quanto se trancaram num modo de pensamento negativo, interiorizando pensamentos machistas.
“Ela não se limita a pensar a posição das mulheres no meio empresarial e nos leva a reflexões sobre trabalho e liderança em geral. Ela escreve bem, é um livro fácil de ler, engraçado, cheio de pequenas anedotas pessoais e apesar de todas as críticas que o livro recebeu sejam justificadas, isso não me incomodou e recomendei a leitura à muitas pessoas”, diz Marie Josette.

“A Ilusão de Ícaro”

“Inventor genial, Seth Godin bate um novo recorde. Depois de ter elaborado uma teoria de marketing não intrusivo, pensado em parceria com Amazon, trabalhado um pouco com desenvolvimento pessoal, ele vai para o financiamento participativo para poder publicar um novo livro”, conta Marie Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center.
De acordo com ela, este livro é considerado sua obra “mais pessoal” e traz como temas o sucesso e o fracasso. “Parece que ele quer mandar uma mensagem importante aos editores e às livrarias sobre a possibilidade de um método híbrido, viável, seguro e muito motivador para os autores. Às vezes, ele é considerado um guru por suas posições iconoclásticas, suas ideias de marketing dirigido a um público preciso”, diz a especialista.
A leitura do livro de Godin é como tomar um energético, brinca Marie Josette. “Não é uma simples formalidade! Nem poderia ser, tratando-se de um dos blogueiros mais influentes e do autor do ebook mais lido”, diz.

“A Arte de pensar claramente”

“Como acabar com nossos erros de julgamento que estragam nossa vida. Porque sempre dizemos “sim” a pessoas boazinhas ? Porque preferimos ter um mapa errado do que não ter mapa nenhum ? Nosso cérebro nos leva muitas vezes a tomar decisões ruins, pessoais e profissionais”, diz a coach Marie-Josette Brauer.
“Com bastante humor, Dobelli nos ensina com localizar e modificar esses gatilhos cognitivos, essas armadilhas do pensamento. Pensando bem, entender como é fácil se enganar nos traz uma grande vantagem sobre os outros”, diz ela.

“70:20:10 Framework Explained: Creating High Performance Cultures ”

“O autor Charles Jennings leva à reflexão sobre os modelos de aprendizagem adotados e seus resultados por profissionais da área. De acordo com a tese do autor, do aprendizado adquirido, 70% vêm da prática, 20% da influência de líderes e 10% por meio de treinamentos formais. Nada retemos do conhecimento, se este não for incorporando à rotina”, diz Silvia Freitas, gerente de relações corporativas do Berlitz.
Ou seja, não basta investir em programas de treinamento e desenvolvimento profissional, se métodos e os processos ensinados em sala de aula não forem postos em prática. “Pensando nos departamentos de Recursos Humanos das empresas que investem em treinamentos e desenvolvimento profissional passamos a desenvolver no Berlitz ferramentas baseadas no modelo 70:20:10. Ou seja, seguindo a própria tese do autor: sem a prática, o conhecimento é nulo”, diz Silvia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: