PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    dezembro 2013
    D S T Q Q S S
    « nov   jan »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

Chefes e Líderes

Posted by HWBlog em 04/12/2013

6 dicas para influenciar pessoasO que encontramos normalmente nas empresas são chefes e não líderes.

Chefes julgam, impõem e controlam. Líderes avaliam, decidem e influenciam. Chefes acreditam que as pessoas já são bem pagas e, portanto quando trabalham bem, “não fazem mais do que a obrigação”. Líderes convencem e mobilizam pessoas.

Reconhecem e recompensam o atingimento de resultados. Por outro lado, é importante ressaltar que não é só a atuação da chefia que determina nossa motivação.

Motivação, engajamento e “esforço extra” são atitudes fortemente relacionadas com o sentido e o significado que damos ao trabalho.

A busca de um sentido na vida é uma necessidade humana universal, e sua relação com a vida profissional é fundamental.

Quando as pessoas acreditam ter um propósito e se engajam no trabalho, há efeitos positivos nos resultados e um acréscimo de comprometimento, esforço, satisfação e de um sentido de realização.

Do ponto de vista sociológico e psicológico, existem três tipos de representação e significados individuais para o trabalho, que podem ser, simplificadamente, definidos como “emprego”, “carreira” e “vocação”.

Quem considera seu trabalho como emprego, ou seja quem apenas emprega e disponibiliza tempo e alguma habilidade para executar tarefas, busca somente os ganhos financeiros e materiais.

Por outro lado, os indivíduos orientados para carreira são motivados pelo sucesso. Eles trabalham para conquistar prestígio, poder e reconhecimento, buscando progresso e promoção por uma atuação cada vez melhor.

O trabalho é a oportunidade de manifestar e desenvolver as capacidades, habilidades e a criatividade.

Finalmente, a terceira representação, definida como vocação, caracteriza pessoas que trabalham por um benefício intrínseco e propósitos profundos. O trabalho implica ações coletivas e permite uma contribuição individual com o sentimento de ser útil à sociedade, transcendendo as preocupações pessoais.

Consideram o trabalho realizador e buscam recompensas muito além dos proveitos financeiros.

Em paralelo, existem três tipos de relacionamento entre pessoas e empresas, que são: obediência, identificação e internalização.

A relação de obediência é produzida por meio de punições e recompensas. Indivíduos que têm uma relação de identificação com as organizações estão mais comprometidos com o que fazem e, assim buscam envolvimento e contribuição.

Já a internalização é a relação definida pela completa e absoluta adoção dos sentidos organizacionais.

Juntando os dois enfoques, temos que uma orientação simultânea de vocação e de internalização no trabalho está associada a um conceito de significância muito elevada que, por sua vez, traz resultados positivos e desempenhos individuais e organizacionais extraordinários.

Pessoas que têm a percepção de que seu trabalho tem um impacto no nem estar das pessoas e da sociedade têm um profundo sentido de importância e significado.

A função mais nobre de uma liderança, e sua responsabilidade primária, é infundir o propósito e o significado do trabalho em cada um dos colaboradores.

É criar significados positivos, identificar e induzir a identificação e a comunicação do sentido do trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: