PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    outubro 2013
    D S T Q Q S S
    « set   nov »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  

Como está sua serendipidade? Deixe o acaso agir a seu favor

Posted by HWBlog em 18/10/2013

SerendipidadeUma palavra que não faz parte do nosso cotidiano, mas que encerra em si um monte de significados para empreendedores. Originado do inglês serendipity, a palavra está relacionada com a descoberta pelo acaso. Pratica-se a serendipidade quando se viaja a uma cidade desconhecida sem planejamento prévio e caminha livre pelas ruas esperando que o destino lhe traga surpresas ao explorar o lugar ou quando se vai a uma festa na qual não conhece ninguém e conversa espontaneamente com qualquer pessoa, aberto à surpresa de conhecer uma pessoa interessante.

Muitas das oportunidades identificadas pelos empreendedores surgem pela livre associação de fatos e ocorrências livres que sopram como o vento sobre um barco a vela sem destino, sempre torcendo para que o barco chegue onde há boas possibilidades, mas ciente de que o acaso pode não lhe trazer efetivamente nada.

Vivemos uma época em que a eficácia dos negócios, o planejamento, a organização e o controle regem o dia-a-dia dos empreendedores que querem encurtar o caminho para o sucesso, seguindo à risca a cartilha da boa gestão e esquecendo que, de tempos em tempos, precisamos soltar o leme e deixar o destino explorar caminhos que a razão evitaria.

Só é importante ressaltar que as oportunidades surgem quando se conecta pontos, ou seja, quando o acaso lhe trouxe algo que se associa com alguma coisa que você conhece, alguém, algum fato, um conhecimento específico, uma vivência passada, em suma, com o repertório já existente do próprio empreendedor. Assim, quanto mais rico o repertório, mais conexões podem surgir e mais oportunidades serão identificadas.

Lembro-me de um amigo que descobriu o seu negócio em uma viagem aos EUA. Ele tinha que deixar o hotel no horário do checkout, mas tinha muito tempo livre até o horário do seu voo e resolveu caminhar pelos arredores da cidade. Um perfume no ar chamou sua atenção e reparou que vinha de uma pequena casa no final da rua. Aproximou-se e reparou que era uma loja, com uma fábrica nos fundos que estava fabricando algo muito perfumado. Entrou na loja e se surpreendeu com o que vim. Centenas de caixas com velas do tamanho de um dedal das mais variadas formas, cores e aromas. As velas podiam ser combinadas para gerar aromas diferentes e, derretidas liberavam o perfume no ambiente.

Por acaso, ele chegou justamente quando estavam produzindo mais produtos e encontrou o dono que prontamente o levou para conhecer a pequena fábrica. Meu amigo disse que era do Brasil e não tinha nada parecido com este produto. Não preciso continuar a história. Eles fizeram uma parceria e trouxeram a primeira franquia internacional para o Brasil no ano passado.

A história está repleta de casos de negócios que surgiram com a serendipidade. E você? O que está esperando para deixar seu planejamento detalhado de lado e soltar o leme do seu barco por alguns instantes? Lembre-se: O empreendedor nunca pode perder a capacidade de se surpreender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: