PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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Ética: como obter uma mudança de atitude

Posted by HWBlog em 01/10/2013

ética2Uma gestão da ética eficiente pode influenciar a cultura e o comportamento das pessoas, e garantir melhores resultados.

Notícias sobre corrupção e escândalos envolvendo empresas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil são cada vez mais frequentes na mídia do país. Porém, com a promulgação da lei brasileira anticorrupção, a expectativa é que notícias sobre a penalização dos corruptores também sejam veiculadas.

Diante desse cenário, a disseminação de valores e diretrizes de conduta ética no ambiente corporativo passa a ser obrigatória para direcionar as relações internas e externas das organizações, bem como a implantação de mecanismos que garantam o seu cumprimento, tanto no combate à corrupção e fraudes, quanto no reforço da cultura ética no ambiente corporativo.

Neste contexto, surgem algumas questões fundamentais: Como disseminar tais valores de maneira eficiente na organização? Como garantir que esses valores sejam condizentes com a realidade e respeitados pelas partes interessadas (stakeholders) da organização? Além disso, se uma organização é formada por pessoas e cada uma possui valores diferentes, como fazer com que todas se alinhem para os mesmos objetivos e atuem de acordo com os valores organizacionais?

As respostas a essas perguntas integram o processo de remodelação da Gestão da Ética no ambiente corporativo. Para isso, é fundamental haver regras claras e definidas, comunicadas por meios eficientes e confiáveis e fóruns para debate, além da adoção de balanço de consequências. Estas respostas fazem ainda mais sentido quando se considera que a motivação profissional das pessoas está diretamente relacionada com os seus valores e com a percepção dos mesmos no ambiente de trabalho.

A seguir, saiba como uma Gestão da Ética eficiente pode influenciar o comportamento das pessoas na organização e, assim, produzir melhores resultados tanto no que se refere à motivação dos profissionais quanto aos objetivos financeiros.

Código de Conduta Ética

Este é o documento que contém diretrizes para o relacionamento entre aspartes da organização, formalizando o comportamento esperado dos colaboradores, terceiros e até mesmo de clientes em relação à conduta ética. Serve como um guia de ação e possibilita um convívio mais harmonioso. Ele é único para cada organização e, por isso, é fundamental que considere todas as características particulares, como mercado de atuação, localização geográfica, dirigentes, acionistas, políticas formalizadas ou as praticadas. Idealmente, deve ser elaborado contando com a colaboração de profissionais de diferentes áreas e posições hierárquicas e validado pela alta administração.

Sua função, porém, não é listar todos os possíveis dilemas éticos que possam surgir na condução dos negócios da organização, mas preparar as pessoas para refletir e atuar de acordo com as regras formalizadas.

Divulgação e implantação

Tão importante quanto a elaboração do Código de Conduta, a maneira como ele será divulgado é fator crítico de sucesso. Independentemente dos meios de comunicação disponíveis (eletrônicos: e-mails, intranet, ou físicos: jornal mural, banners, entre outros), é fundamental que todos conheçam e entendam o conteúdo do Código detalhadamente. Para isso, deve haver um esforço de implantação e conscientização com ações específicas para cada grupo profissional.

Canais de comunicação

Mecanismos bem definidos e comunicados conferem maior transparência ao relacionamento da organização com as partes interessadas. Assim, recomendamos a utilização dos seguintes canais:

Canal de dúvidas: esclarecimento de dúvidas referente ao Código de Ética, dilemas éticos, sugestões e críticas da Gestão da Ética na Organização.

· Canal de denúncias: relato de casos de descumprimento e violações do Código de Conduta. Para garantir um bom funcionamento, é essencial que propicie segurança, confidencialidade e ausência de retaliação para os denunciantes, além de ser direcionado para um processo de apuração e investigação de todos os relatos.

Comitê de ética

Um ponto fundamental para sucesso na implantação do Código de Conduta é a coerência entre o que é falado e o que é praticado por todos na organização a fim de garantir sua credibilidade. Para isso, é preciso utilizar os diferentes canais para avaliar atitudes antiéticas, além de esclarecer dúvidas e, caso necessário, revisar as próprias regras. Para isso serve o Comitê de Ética, que, segundo as melhores práticas do mercado, deve ser formado por diretores e auxiliado pelo responsável pelos canais de comunicação (dúvida e denúncias).

A Gestão da Ética Corporativa é de extrema relevância para aprimoramento da cultura e da influência do comportamento organizacional. Com regras claras e bem divulgadas, canais de comunicação eficientes, análise recorrente das informações e um balanço de consequência percebido, o ambiente tende a melhorar e os profissionais “conformistas” passam a agir de acordo com os padrões éticos desejados pela organização. Dessa forma, se transforma em um ambiente mais transparente e com um clima melhor para trabalhar, influenciando a redução do número de fraudes e, também, uma provável melhora nos resultados financeiros.

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2 Respostas to “Ética: como obter uma mudança de atitude”

  1. Infelizmente falta de ética é cultural. Os brasileiros precisam ser educados desde a infancia e na formação academica a ter outra postura e caráter

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