PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Posts recentes

  • Agenda

    setembro 2013
    D S T Q Q S S
    « ago   out »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  

Todos dizem que é preciso mudar e ser flexível. Será mesmo?

Posted by HWBlog em 24/09/2013

mudarAdaptar-se, ser flexível, ser amante da mudança já são chavões que supostamente estão intimamente ligados à questão da sobrevivência das empresas e dos próprios profissionais no mercado.

A máxima de que mudar o mais rapidamente e o mais constantemente possível perece nortear o planejamento e as ações de muitas empresas e profissionais. Mas será que este é mesmo o caminho a ser seguido? Na minha opinião não!

As mudanças e suas respectivas urgências (em prol de uma maior competitividade e “atualização profissional”) podem ser as responsáveis por deformar profissionais e, por consequência, as empresas nas quais trabalham. Na minha opinião a velocidade sem criticidade e avaliação cria verdadeiros “Frankensteins” corporativos, sejam eles empresas ou carreiras dos executivos.

Isto não quer dizer que mudar rapidamente ou estar sempre atento às mudanças requeridas pelo mercado, não seja essencial à sobrevivência corporativa. Mas a mudança precisa levar em conta a manutenção da essência. Como dizia Rui Barbosa, no mundo moral como no mundo físico, todas as coisas mudam sempre sobre uma base que não muda nunca.

Este dizer resume uma das razões do sucesso de empresas e profissionais na minha opinião. Encontrar uma essência que orientará sua empresa ou mesmo você como profissional, ajudará a focar esforços e a fugir de modismos, que nos são vendidos como a solução para os nosso problemas atuais, mas que raramente o são.

Se você quiser chamar esta essência de cultura organizacional, valores corporativos ou sistema de gestão tanto faz. Mas é preciso que esta base imutável seja atemporal e reforçada sempre que sua validade for colocada em xeque.

Se isto não for feito de maneira profissional e adequada, serão criadas organizações esquizofrênicas, onde as pessoas não enxergam propósito no que fazem e o insucesso pode ser uma questão de tempo. Um profissional que não consegue estabelecer uma essência (esta base imutável) que norteará suas ações durante toda sua carreira, corre o risco de acordar um dia e não se reconhecer mais ao se olhar no espelho pela manhã. E isto pode levar profissionais a fazerem escolhas arriscadas para suas carreiras.

Quase sempre tomada como a alternativa certa, a mudança desenfreada precisa agora ser melhor avaliada e questionada! E é fato que saber o quê mudar, o quê não mudar e quando, definirá as empresas e profissionais de sucesso. Hoje, amanhã e depois.

– Marcelo Cuellar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: