PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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Como conseguir um mentor para sua startup

Posted by HWBlog em 11/09/2013

feedbackJá imaginou se você pudesse ter alguém mais experiente e seguro para te acompanhar na criação de uma startup? A maioria dos empreendedores gostaria de contar com esta ajuda na hora de começar um negócio. Por isso, ter um mentor é importante neste momento. A experiência prévia e os conselhos podem ser muito úteis para que o empreendedor não falhe antes mesmo de começar.

Prática comum nos Estados Unidos, a mentoria deve ser periódica e exige disponibilidade do mentor escolhido. “Um mentor tem um nível de exigência menor do que o investidor porque está ali para ajudar nos passos iniciais”, explica Cassio Spina, investidor-anjo e diretor da associação Anjos do Brasil.

Antes de pedir a qualquer executivo que seja o mentor da sua startup, tenha bastante claro quais são as habilidades que você precisa. “Isso varia muito de acordo com a perspectiva de cada empreendedor: o mentor vai abrir portas, vai trazer novas perspectivas”, questiona Camila Farani, diretora da Gávea Angels e co-fundadora da Lab 22. Veja as dicas de Spina e Camila para conseguir o mentor ideal para o seu negócio.

1. Tenha objetivos claros

Sem demonstrar capacidade, o mentor dificilmente vai querer se juntar a você. Por isso, é bom começar mostrando sua situação e indicando claramente os objetivos da parceria. “Mostre o modelo de negócios que está querendo desenvolver e saiba quais são os próximos passos que quer tomar. Precisa ter objetivos, dizer o que quer e ter algo para apresentar sobre o que pretende fazer”, explica Spina.

Identifique que tipo de mentor seria mais vantajoso para o seu negócio: com conhecimento técnico ou de gestão, por exemplo. “Procure pessoas com competências que você conheça e que te inspirem. Pode ser um antigo chefe ou professor”, sugere Camila.

2. Tenha iniciativa

Sem iniciativa, o mentor dificilmente virá até você. “Se você quer convencê-lo a te ajudar, tem que dizer quais são as suas intenções, ser transparente”, diz Camila. Encontrar o mentor ideal pode ser um desafio, mas depende da atitude do empreendedor. “Hoje tem ferramentas que podem ajudar bastante, como redes sociais, em que ele pode achar alguém que tem o perfil e a experiência que possa complementar. Mas tem que ter cara de pau e mandar uma mensagem”, ensina Spina. Não esqueça de ser objetivo na mensagem e indicar bem o que procura.

3. Cheque a disponibilidade

Seja um executivo ou um professor, o mentor costuma ter várias outras atividades e é preciso ter certeza de que ele pode dedicar algum tempo ao relacionamento. A frequência das conversas, por exemplo, pode ser definida previamente. “É importante para não criar falsa expectativa mútua”, diz Spina.

Segundo Camila, muitos mentores aceitam colaborar, mas não cumprem o prometido. “Se você quer ter uma efetividade, é importante definir as regras antes. É bom estabelecer encontros pelo menos uma vez por mês que ele possa passar as experiências e orientar”, explica.

4. Mostre a oportunidade

Durante o processo de convencimento do mentor, mostre como o projeto tem potencial. “A partir do momento que quer trazer uma pessoa, é importante identificar as áreas de interesse e oportunidades desse mentor. Você precisa se tornar uma pessoa interessante para ele”, indica Camila.

5. Busque experiência

Na hora de definir o mentor, procure alguém que tenha alguma familiaridade com o seu projeto. “Essa pessoa tem que ter tido o mínimo de sucesso no campo do seu interesse. Ela tem que ter comprovado resultado, não precisa ser rico nem famoso, mas deve ter alguns anos de experiência a mais que você”, diz Camila.

O mentor deve ser alguém que legitimamente queira te ver crescer e prosperar. “Às vezes, você vai atrás de grandes empresários que tiveram sucesso, mas com ego inflado ou atitude oportunista”, indica a investidora.

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