PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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13 atitudes que diferenciam bons líderes de chefes

Posted by HWBlog em 24/07/2013

centralizadorMesmo que você não seja um líder nato, é possível adotar práticas que melhorarão seu desempenho

Ser chefe é fácil: basta mandar e amedrontar quem não estiver alinhado com suas ideias. Todos conhecem intuitivamente a diferença entre um chefe e um líder, desses capazes de pedir que você fique além do expediente para concluir uma tarefa e você… fica, por entender a importância do pedido e por se sentir estimulado a dar sua contribuição para determinado projeto.

É claro que há líderes natos, que sabem por intuição como se portar e como conduzir outras pessoas. Porém alguns especialistas dizem que é possível aprender a liderar por meio de práticas desenvolvidas ao longo do tempo. Veja 13 atitudes para se conseguir uma liderança estável:

1 Ter consciência de que líder também erra

Uma das premissas do mundo dos negócios é que os maiores resultados provêm de grandes riscos. Assim, liderar uma empresa implica necessariamente em arriscar-se, ou seja, lidar com a possibilidade de não dar certo. O gerente do escritório da Michael Page no Rio de Janeiro, Marcelo Cuellar, diz que, para ter uma liderança estável, quem está no comando precisa ter a consciência de que em algum momento vai errar e deve estar pronto para tomar uma atitude quando isso acontecer. “É preciso se jogar no mar e estar disposto a engolir água. Se nadar só na piscina, não aprende a ser líder”.

2 Ser empático

É consenso entre os especialistas que uma liderança estável depende de quanto o líder conhece quem ele lidera. E, para isso, ser empático é fundamental. “Ele precisa se colocar no lugar de pessoas que enfrentam o que ele não enfrenta. Não quer dizer que ele terá que concordar com tudo que o outro faz, ou ceder sempre, mas assim ele poderá argumentar”, diz Cuellar.

3 Ter autoconhecimento

Para saber entender as necessidades do outro, é preciso conhecer bem a si mesmo. “O líder tem que ser consciente do profissional que ele é para poder executar ações que favoreçam a empresa”, diz a professora e coordenadora de gestão de pessoas da Fundação Dom Cabral, Clara Linhares.

4 Estar atento às expectativas do grupo

“A liderança se caracteriza pela capacidade de superar as expectativas do grupo. Para conseguir isso, é preciso estar atento e saber reconhecer quais são essas expectativas”, diz o coach organizacional Homero Reis.

5 Traduzir o discurso em atitudes

É o que o coach Homero Reis chama de “autoridade relacional”. Segundo ele, o líder tem por obrigação mostrar com atitudes aquilo que prega.

6 Partilhar informações

Um time conduzido às cegas não dá resultados. Quanto mais os funcionários de uma empresa souberem o que acontece dentro dela, mais eficientes eles serão. É o que defende Mariella Gallo. “A sensação de exclusividade, de saber tudo, não é interessante para quem lidera. Quanto mais o líder delegar e compartilhar informações, mais respeitado ele será”.

“As pessoas precisam saber para onde estão indo. O líder tem que compartilhar as informações que embasam suas decisões”, reforça o sócio da consultoria Atingire, Fernando Jucá.

7 Estar em constante processo de aprendizagem

Líder parado no tempo não é líder. Quem está no comando precisa manter o grupo sempre alimentado de novidades, defende Reis. “É muito importante estar em uma educação continuada, demostrar que está sempre pesquisando, estudando e inovando”.

8 Não tratar todo mundo igualmente

Um bom líder não é aquele que define uma maneira única de conduzir todas as pessoas. Ele precisa identificar quais são as necessidades de cada um e saber lidar com elas, para fazer a empresa crescer. “Um funcionário profissionalmente imaturo, inseguro, precisa que o líder transmita muita confiança, que o conduza. Já um profissional que é muito confiante no que faz precisa de liberdade”, exemplifica o professor de liderança da Business School São Paulo, Gilberto Guimarães. “Um líder que trata todo mundo igual é injusto”, reforça Cuellar.

9 Fazer uma boa gestão do tempo

No mundo dos negócios, as mudanças ocorrem muito rapidamente e carregam um grau de informação enorme. De acordo com a coach Mariella Gallo, um líder eficiente precisa saber administrar essas mudanças, filtrar o que é importante e tomar atitudes.

10 Saber “definir o futuro”

Não se trata de adivinhação e sim de percepção. Um líder precisa tomar as decisões mais certas possíveis. Para isso, ele tem de estar atento aos sinais que indicam o que pode acontecer no futuro. “É fazer uma leitura do que está acontecendo agora para descobrir quais são as tendências. Se a meteorologia diz que vai haver um inverno rigoroso, significa que vou vender menos sorvete”, exemplifica Gilberto Guimarães.

11 Ser humilde

Um bom líder reconhece a importância de cada pessoa. “O inverso disso é arrogância. O arrogante não escuta o outro e, por isso, comete muitos erros. Quem é arrogante é chefe, não é líder, porque só cria medo e não respeito, e o medo diminui a produtividade. Pessoas com medo são incapazes”, revela o professor Gilberto Guimarães.

Clara Linhares defende que líder eficiente é o que não tem medo de perder a função e nem as pessoas. “Ele precisa reconhecer na equipe quem poderão ser os seus sucessores. É uma tarefa muito difícil, mas cada vez mais necessária”.

13 Ter uma “franqueza educada”

Muita gente confunde franqueza com falta de educação. Fernando Jucá defende que uma liderança precisa de “franqueza educada”. “É ir direto ao ponto, mas sem grosserias”.

– Luisa Melo

13 attitudes that differentiate good leaders heads

Even if you are not a born leader, it is possible to adopt practices that will improve their performance

Being boss is easy: just send and frighten those who are not aligned with your ideas. All intuitively know the difference between a boss and a leader, those able to ask you to stay beyond office hours to complete a task and you … is, understanding the importance of the application and feel encouraged to give their contribution to a particular project.

Of course there are born leaders, who know by intuition how to behave and how to lead others. But some experts say it is possible to learn to lead through practices developed over time. See 13 attitudes to achieve a stable leadership:

1 Be aware that leader also errs

One of the premises of the business world is that the greatest results come from big risks. Thus, leading a company necessarily imply risk, this is, dealing with the possibility to go wrong. The office manager Michael Page in Rio de Janeiro, Marcelo Cuellar says that to have a stable leadership, whoever is in charge needs to be aware that at some point go wrong and should be ready to take action when it happens . “You have to play in the sea and be willing to swallow water. If only swim in the pool, do not learn to be a leader. ”

2 Being empathic

There is consensus among experts that a stable leadership depends on how the leader knows who he leads. And for that, being empathic is critical. “He needs to put in place for people facing what he is facing. Not to say that he will have to agree with everything the other does, or assign forever, but then he can argue, “says Cuellar.

3 Having self

To learn to understand each other’s needs, you have to know yourself well. “The leader has to be aware of the professional that he is able to perform actions that favor the company,” says professor and coordinator of personnel management at Dom Cabral Foundation, Clara Linhares.

4 Be aware of the expectations of the group

“The leadership is characterized by the ability to exceed the expectations of the group. To achieve this, we must be alert and able to recognize what those expectations are, “said Homer coach organizational Kings.

5 Translate speech in attitudes

It’s what Kings coach Homer calls “relational authority.” According to him, the leader has an obligation to show what he preaches attitudes.

6 Share information

A team led blindly gives no results. The more employees a company know what happens inside it, the more efficient they will be. That’s what advocates Mariella Gallo. “The feeling of exclusivity, to know everything, is not interesting for those leads. The more the leader to delegate and share information, it will be more respected. ”

“People need to know where they are going. The leader has to share the information that support their decisions, “reinforces the partner at Atingire, Fernando Jucá.

7 Being in a constant learning process

Leader is not stopped in time leader. Who is in command must always keep the group fed news, defends Kings. “It’s very important to be in a continuing education demonstrate that is always researching, studying and innovating.”

8 Do not treat everyone equally

A good leader is one who sets a unique way to lead all people. He needs to identify what are the needs of each and how to deal with them, to make the company grow. “An employee professionally immature, insecure, they need a leader transmits a lot of confidence that leads. Already a professional who is very confident in what he does need freedom, “exemplifies the teacher leading Business School São Paulo, Gilberto Guimarães. “A leader who treats everyone equally is unfair,” reinforces Cuellar.

9 Making good time management

In the business world, changes occur very quickly and carry a huge amount of information. According to coach Mariella Gallo, an effective leader must learn to manage these changes, filter what is important and take action.

10 Read “define the future”

This is not guesswork but of perception. A leader needs to take certain decisions possible. For this he must be alert to the signs that indicate what might happen in the future. “It is a reading of what is happening now to find out what the trends are. If Meteorology says there will be a harsh winter, means I’ll sell less ice cream, “exemplifies Gilberto Guimarães.

11 To be humble

A good leader recognizes the importance of each person. “The reverse of this is arrogance. The arrogant and does not listen to the other, so make many mistakes. Who is arrogant boss is not a leader, because not only creates fear and respect, and fear lowers productivity. Scared people are unable, “says Professor Gilberto Guimarães.

Clara Linhares argues that effective leader who is not afraid to lose function and even people. “He needs to recognize the team who may be his successors. It is a very difficult task, but increasingly necessary. ”

13 Having a “polite frankness”

Many people confuse honesty with rudeness. Fernando Jucá argues that leadership needs “polite frankness.” “You get to the point, but without coarseness.”

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