PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    janeiro 2013
    D S T Q Q S S
    « dez   fev »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  

15 livros que todo empreendedor deveria ler em 2013

Posted by HWBlog em 21/01/2013

leitura 01Especialistas indicam obras sobre empreendedorismo, inovação e superação para motivar os novos empresários

Aproveitar o começo de ano para colocar a leitura em dia é uma boa forma também de manter seu negócio atualizado. Seja um livro mais técnico ou uma história mais leve, os empreendedores podem escolher alguns títulos para se inspirar, inovar e encontrar novas motivações. Há livros sobre startups, inovação e planos de negócio.

“Administração de Pequenas Empresas”

Mais técnico, este título apresenta conceitos teóricos, ferramentas e dicas para ajudar os empresários a cuidarem bem da gestão de um pequeno negócio. Além disso, o livro traz exercícios para treinar os conceitos.

“Administração de Pequenas Empresas”, de J. G. Longenecker, C. W. Moore, J.W. Petty, L.E. Palich (Editora THOMSON LEARNING, a partir de R$ 74)

“Business Model Generation”

Com uma linguagem fácil e design diferenciado, este livro é um clássico quando o assunto é modelos de negócios. O título traz dicas e ferramentas para que os empreendedores entendam e coloquem em prática um modelo inovador.

“Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios”, de Alexander Osterwalder (Editora Alta Books, a partir de R$ 45)

“As Campeãs Ocultas”

Esta obra traz histórias de empresas que conseguiram se consolidar em seus mercados e aborda, ainda, as estratégias fundamentais para isso. Para o autor, os empresários precisam conhecer seus pontos fortes para crescerem.

“As Campeãs Ocultas: Estratégias de Pequenas e Médias Empresas que Conquistaram o Mundo”, de Hermann Simon (Editora Bookman, a partir de R$ 53)

“As Cartas de Tsuji”

Neste romance, o pesquisador João decide abrir uma empresa, mas não sabe bem por onde começar. Ele passa a receber cartas de seu mentor Tsuji Sensei e cada uma traz dicas sobre como é abrir e tocar um negócio. Entre os temas abordados estão plano de negócios, pesquisa e empreendedorismo.

“As Cartas de Tsuji: A História de um Pesquisador e seus Alunos Criando uma Empresa de Base Tecnológica”, de Rachel Monteiro Lago, Lilian Barros Pereira Campos e Euler Santos (Editora UFMG, a partir de R$ 32)

“Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”

Traz uma coletânea de histórias de empreendedores brasileiros para ensinar e motivar os novos empresários. Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Fabio Barbosa, Jorge Gerdau, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira são alguns dos nomes presentes no livro.

“Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”, do Instituto Empreender Endeavor (Editora Campus, a partir de R$ 69)

“Empreendedores Extraordinários”

Aprender com o relato e as experiências de outros empreendedores. É isso que este livro propõe ao trazer as histórias e os conselhos de 25 grandes empresários, como Steve Jobs, Eike Batista e Mark Zuckerberg.

“Empreendedores Extraordinários: 25 Celebridades do Empreendedorismo Moderno e Suas Façanhas”, de John A. Byrne (Editora Campus, a partir de R$ 45)

“Empreendedorismo Inovador”

Este título é focado na criação de startups e traz uma série de artigos de vários especialistas no assunto. Entre os temas, há informações sobre sócios, empreendedorismo, modelo de negócios, inovação e networking.

“Empreendedorismo Inovador: Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil”, organizado por Nei Grando (Editora Évora, a partir de R$ 65)

“Empreendedorismo – Transformando Ideias Em Negócios”

José Carlos de Assis Dornelas é um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo. Neste livro, que já está na 4ª edição, ele fala sobre como é possível fazer as coisas acontecerem. A obra traz conceitos teóricos e estudos de caso.

“Empreendedorismo – Transformando Ideias Em Negócios”, de José Carlos Dornelas (Editora Elsevier – Campus, a partir de R$ 49)

“Encantamento”

Guy Kawasaki é um dos principais nomes ligados a inovação e empresas. Neste livro, ele fala sobre a importância de encantar pessoas para negócios que querem se desenvolver. Este “encatamento” vira uma ferramenta de convencimento e influência com o tempo.

“Encantamento: A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações”, de Guy Kawasaki (Editora Alta Books, a partir de R$ 38)

“A Hora da Verdade”

Neste clássico, o autor conta como conseguiu tirar sua empresa, a companhia aérea SAS, de uma das maiores crises da sua história. Jan Carlzon era presidente executivo e mudou o fluxo de poder da empresa em um novo conceito de liderança, dando mais autonomia aos funcionários que lidavam direto com o consumidor.

“A Hora da Verdade”, de Jan Carlzon (Editora Sextante, a partir de R$ 12)

“A Menina do Vale”

Neste livro, a jovem brasileira Bel Pesce conta sua jornada como empreendedora no Vale do Silício e dá dicas a quem também pensa em começar uma startup. Apesar de ter uma versão impressa, o livro pode ser baixado gratuitamente em tablets.

“A Menina do Vale: Como o Empreendedorismo Pode Mudar a sua Vida”, de Bel Pesce (Editora Casa da Palavra, a partir de R$ 12)

“A Meta”

Este livro conta a história de um personagem que precisa tirar a empresa onde trabalha do buraco para ganhar uma promoção. A partir deste enredo, os autores indicam como identificar problemas e encontrar soluções mais rápidas, evitando complicações.

“A Meta: Um Processo de Melhoria Contínua”, de Eliyahu Goldratt e Jeff Cox (Editora Nobel, a partir de R$ 63)

“A Nova Geração de Empreendedores”

Dividido em cinco capítulos, o livro fala sobre o cotidiano dos empreendedores e explora vários assuntos, desde a concepção de uma ideia até as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas.

“A Nova Geração de Empreendedores: Guia para a Elaboração de um Plano de Negócios”, de Fernando César Lenzi (Editora Atlas, a partir de R$ 27)

“O Segredo de Luísa”

Neste livro, o professor e consultor Fernando Dolabela usa uma história como pano de fundo para tratar de empreendedorismo. Na obra, Luísa quer abrir um negócio e os seus passos servem de lição para outros empreendedores.

“O Segredo de Luísa: Uma Ideia, uma Paixão e Plano de Negócios”, de Fernando Dolabela (Editora Sextante/GMT, a partir de R$ 21)

“A Startup Enxuta”

Eric Ries é um dos mais respeitados especialistas de startups do mundo e, neste livro, ele expõe sua metodologia para que estas empresas cresçam de forma escalável e sustentável. A ideia é baseada no conceito de desenvolver o negócio em partes e com a ajuda da opinião dos próprios usuários.

“A Startup Enxuta”, de Eric Ries (Editora Leya, a partir de R$ 24)

– Cassio Spina, investidor-anjo, Marcio Filho, associado da Inseed Investimentos, e João Bonomo, professor de empreendedorismo do Ibmec

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: