PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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Desvendando a gestão do conhecimento

Posted by HWBlog em 15/08/2012

A gestão do conhecimento sempre esteve implícita nos modelo organizacionais de gestão das organizações. Ou seja, tratar da questão do conhecimento e do aprendizado organizacional não é algo novo no contexto gerencial. Sua explicitação e sistematização, no entanto, é algo recente. Some-se a isto o enorme impacto causado pela internet e tecnologias associadas na capacidade de acessar informação de valor e se conectar com indivíduos com interesses ou experiências relevantes, e a gestão do conhecimento como abordagem gerencial formalizada nas organizações se tornou uma realidade e uma necessidade.

Mas o que é gestão do conhecimento? É um foco gerencial deliberado, sistemático e organizado para desenvolver, alavancar e proteger o capital intelectual da organização. Iniciativas bem-sucedidas de gestão do conhecimento aumentam a produtividade do trabalhador do conhecimento, na medida em que podem:

1.  Afetar os inputs do trabalho intelectual, facilitando acesso à informação organizadas e valiosa e a colegas e especialistas com conhecimento relevantes;

2.Influenciar o processo invisível do trabalho intelectual, criando ambientes motivadores e desafiadores; e

3. Valorizar os outputs do trabalho intelectual, reconhecendo a proposição de ideias, a disseminação do conhecimento e os resultados advindos da implantação de inovações.

Na prática, pode-se dizer que a gestão do conhecimento está em um estágio relativamente maduro quando ela se associa diretamente ao posicionamento e objetivos estratégicos da organização, e há uma governança bem estabelecida que garanta que diversos atores, métodos e tecnologias estejam alinhados e entregando resultados específicos.

Segundo uma perspectiva mais prática, a gestão do conhecimento se viabiliza a partir de:

1. Consideração do conhecimento como elemento da estratégia competitiva da empresa;

2. Execução de processos sistematizados de criação, aquisição, codificação, organização, disseminação e proteção do conhecimento;

3. Adoção de metodologias para gestão do conhecimento, tais como programas de ideias, comunidades de prática, lições aprendidas, banco de melhores práticas, análise de redes sociais, páginas amarelas de especialistas, mapeamento de conhecimentos críticos e de competências, educação a distância e storytelling;

4. Uso de tecnologias da informação para apoio à gestão do conhecimento, tais como busca avançada, portais corporativos, gestão de conteúdo, bibliotecas virtuais, fóruns de discussão, blogs, web-conferência e mensagem instantânea;

5. Fomento de uma cultura que valorize o capital humano e a criação e disseminação do conhecimento; e

6. Utilização de indicadores de desempenho que identifiquem e meçam elementos tangíveis e intangíveis da gestão do conhecimento.

Haroldo Wittitz: Author, Editor and Publisher

Unlocking the knowledge management

Knowledge management has always been implicit in the organizational model for managing organizations. That is, address the issue of knowledge and organizational learning is nothing new in the context of management. His explanation and systematization, however, is something recent. Add to this the enormous impact the Internet and associated technologies in the ability to access valuable information and connect with individuals with relevant interests or experience, and knowledge management as a formalized approach to management in organizations has become a reality and a necessity.

But what is knowledge management? It is a management focus deliberate, systematic and organized to develop, leverage and protect the intellectual capital of the organization. Successful initiatives of knowledge management increases the productivity of knowledge worker, as it can:

1. Affect the inputs of intellectual work, facilitating access to information and organized and valuable colleagues and experts with relevant knowledge;

2. Influence the invisible process of intellectual work, creating motivating and challenging environments, and

3. Valuing the outputs of intellectual work, recognizing the proposition of ideas, dissemination of knowledge and the results from the implementation of innovations.

In practice, one can say that knowledge management is a relatively mature stage when it is directly associated positioning and strategic goals of the organization, governance and there is a well established to ensure that various actors, methods and technologies are aligned and delivering specific results.

According to a more practical perspective, knowledge management is made possible from:

1. Consideration of knowledge as part of the company’s competitive strategy,

2. Systematic implementation of processes for creating, acquiring, encoding, organization, dissemination and protection of knowledge;

3. Adoption of methodologies for knowledge management programs such as ideas, communities of practice, lessons learned, best practices database, social network analysis, expert yellow pages, mapping of critical knowledge and skills, distance education and storytelling;

4. Use information technology to support knowledge management, such as advanced search, enterprise portals, content management, virtual libraries, discussion forums, blogs, web conferencing and instant messaging;

5. Promoting a culture that values ​​human capital and the creation and dissemination of knowledge;

6. Use of performance indicators to identify and measure tangible and intangible elements of knowledge management.

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