PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Posts recentes

  • Agenda

    junho 2012
    D S T Q Q S S
    « maio   jul »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930

Modelo de negócio: como desenvolver a minha empresa?

Posted by HWBlog em 13/06/2012

Você entende como a sua empresa funciona? Consegue garantir se os seus clientes estão te encontrando de forma fácil? Está clara a sua proposição de valor para os segmentos de clientes que você atende? E os serviços e produtos que você oferece? Eles são contratados/comprados em função dessa clareza? Eles estão aparecendo nos canais de vendas corretos?

E a sua equipe de profissionais? Será que eles entendem como funciona o seu negócio e executam os seus papéis alinhados ao que a empresa é e faz? A sua missão está sendo cumprida ou é só mais uma frase bonita em um arquivo do Powerpoint?

Seus parceiros estão executando as suas atividades como se fosse “favores” ou são parte do seu negócio mesmo?

E como estão as suas receitas versus os seus custos? Você está buscando novas formas de obter receitas? Está encontrando alguma maneira de reduzir os seus principais custos?

Pois bem, essas perguntas fazem parte do mecanismo “negócio”, com o qual você, empresário ou executivo, está acostumado a lidar todos os dias. E a nossa conexão com o nosso negócio – e eu me incluo nessa por também ser empresário – é algo muito peculiar. Apesar do tema não ser novo, modelos de negócios têm despertado o interesse de empresas e profissionais de planejamento e gestão de negócios após o lançamento do livro Business Model Generation, Inovação em Modelos de Negócios, de Alex Osterwalder e Yves Pigneur, em 2010.

Segundo o conceito da publicação, um modelo de negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização, e se caracteriza como mais uma unidade de análise organizacional.

Se você pesquisar na internet encontrará muita coisa sobre o tema, mas quero contar um pouco da minha experiência na aplicação do framework de Modelo de Negócios para diagnóstico, análise e inovação de negócios.

Já ouvi a frase “agora eu entendi como a minha empresa funciona” inúmeras vezes, de profissionais de empresas de todos os tipos. São empresas jovens, de até cinco anos, outras mais maduras com 15 a 25 anos de existência, e até de executivos responsáveis por áreas de Recursos Humanos, por exemplo, que veem nesse modelo uma forma de explicar aos colaboradores a lógica de colaboração na empresa.

Os profissionais especialistas em planejamento e estratégia de negócios, ou como eu prefiro chamar, os business designers, entram em ação para avaliar como as empresas estão operando seus negócios, para levar a equipe que está trabalhando na análise do Modelo de Negócios a pensar de forma diferente, com o viés da empatia, da colaboração e da experimentação.

Quando avaliamos as ideias envolvidas, usamos os seguintes critérios: as ideias são desejáveis para as pessoas, rentáveis para o negócio e tecnologicamente possíveis? Por isso, o business designer trabalha com ferramentas e questionamentos que permitem ao empresário ou executivo pensar com um viés diferente e inovador.

É aqui que descobrimos uma série de oportunidades de mudanças, gerando inovação nas empresas, e nesse aspecto é que o Modelo de Negócios alinhado ao Design Thinking, se diferencia de outras ferramentas de análise organizacional.

Temos notado a necessidade de profissionalização das empresas por conta de uma série de fatores (competitividade, economia, tecnologia), e isso tem feito com que muitos empresários procurem alternativas para acelerar os seus processos de desenvolvimento, e por esse motivo, compreender o modelo de negócios e agir para atacar os seus pontos críticos, tem sido uma decisão no mínimo mais sábia.

Desenvolvimento organizacional passa por inovação e por desenvolvimento e envolvimento das pessoas. É criação de cultura para a mudança.

E você? Entende como o seu modelo de negócios funciona?

Francisco Albuquerque: Author

Haroldo Wittitz: Editor and Publisher

Business model: how to develop my business?

You understand how your business works? Can you ensure that your customers are finding you easily? It is clear value proposition for the customer segments you serve? And the services and products you offer? They are hired / bought in the light of this clear? They are appearing in the sales channels correct? And his team of professionals? Do they understand how your business and perform their roles aligned to what the company is and does? Its mission is being fulfilled or is it just another pretty phrase in a PowerPoint file? His partners are running their activities like “favors” or are part of your business right? And how are your income versus your costs? You are looking for new ways to raise revenue? Is finding a way to reduce its main costs? Well, these questions are part of the mechanism “business”, with which you, entrepreneur or executive, are used to deal with every day. And our connection with our business – and I include myself in this by also being an entrepreneur – is something very peculiar. Although the theme is not new, business models have attracted the interest of companies and professional planning and management of business after the launch of the book Business Model Generation, Innovation in Business Models by Alex Osterwalder and Yves Pigneur in 2010. According to the concept of publication, a business model describes the logic of creating, delivering and capturing value from an organization, and is characterized as one more unit of organizational analysis. If you search the internet you will find a lot about the subject, but I want to tell a little of my experience in the application framework’s Business Model for diagnosis, analysis and business innovation. I’ve heard the phrase “I now understand how my business works” countless times, business professionals of all kinds. They are young companies, up to five years, other more mature at 15 to 25 years of existence, and even executives responsible for areas of Human Resources, for example, who see this model a way to explain to employees the logic of collaboration in the enterprise . The specialists in planning and business strategy, or as I prefer to call the business designers, come into play to assess how companies are operating their businesses, to bring the team working on the analysis of the Business Model to think different, with the bias of empathy, collaboration and experimentation. When evaluating the ideas involved, we used the following criteria: the ideas are desirable for people, for the business profitable and technologically possible? Therefore, the designer works with business tools and questions that allow the business owner or executive with a bias to think different and innovative. It is here that we discover a series of opportunities for change, driving innovation in enterprises, and in this respect is that the Business Model aligned to Design Thinking, differs from other analysis tools organization. We have noted the need to professionalize the companies on behalf of a number of factors (competitiveness, economy, technology), and this has caused many entrepreneurs to seek alternatives to speed up their development processes, and therefore, understand the model business and act to tackle the critical points, has at least been a wiser decision. Organizational development passes through innovation and development and involvement of people. It is the creation of culture to change. And you? Understands how their business model work?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: