PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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4 passos eficazes para apoiar a sua equipe

Posted by HWBlog em 26/04/2012

A condição de gestor  requer mais do que emitir orientações.  Dentro de uma empresa, um gestor deve conduzir sua equipe de forma a apoiá-la para conseguir resultados coletivos e individuais. Isto já foi falado.

Mas, o que não fica claro e confunde muitos gerentes na hora “H” é: como apoiar na prática? Um aperto de mão basta? Um voto de boa sorte? Um tapinha nas costas? É óbvio que não.

Embora um aperto de mãos sincero seja importante e faça toda a diferença, apoiar é prestar auxílio, é ajudar. Trata-se de uma etapa efetiva no processo de fortalecimento de uma relação e, por isso, é crucial que seja feita com inteligência e definição. Darei aqui quatro dicas simples que, pelas vezes que já as vi funcionar, deixam-me encorajado a compartilhá-las.

1 – Você sabe exatamente o que deve fazer?

2 – O que espera alcançar?

3 – Quais problemas você calcula que irá enfrentar?

4 – O que eu posso fazer para lhe ajudar?

Perguntas que ajudam o gestor a apoiar o colaborador de sua equipe

Estas quatro questões profundas e abertas permitem a você manter um diálogo conciso, prático e de valor. Suponha que você seja gestor de vendas de uma indústria e, neste momento, está frente a um supervisor regional que sairá em visita a um grupo de representantes. O apoio de que ele necessita pode começar por uma pergunta: “Está claro pra você o que fará nesta viagem?” Avalie e ajude-o a encontrar a verdadeira missão a ser cumprida na ação que ele irá desempenhar.

Em seguida, pergunte: “O que você espera alcançar?”. Leve em conta, agora, a visão particular que ele tem da área em si, dos clientes e dos representantes. Por esta questão você avalia “se ele está” e “quanto está” engajado nos objetivos da viagem.

Em terceiro lugar, firme a sua posição de gestor e faça uma nova pergunta a ele: “Quais problemas você calcula que irá enfrentar nesta visita?” Deixe-o falar livremente e enumerar os possíveis obstáculos. Trate dos que forem reais. Elimine os que forem imaginários, mas não sem antes escutar tudo o que o seu supervisor vê.

Finalmente, é chegada a hora de você colocar-se na sua real condição de líder. Pergunte: “O que eu posso fazer para lhe ajudar?”. Ouça bem, e auxilie naquilo que for necessidade real.

O QUE FAZER APÓS DAR APOIO?

Muito bem, posso garantir que os 4 Passos realmente funcionam. Entretanto, uma ressalva muito importante precisa ser feita, oferecer apoio não significa desempenhar o trabalho que compete ao seu colaborador. Preste atenção e tome cuidado com isto. Você jamais deve fazer pelo funcionário o que somente ele tem de fazer. É ponto definitivo. Apoiar é sinônimo de ajudar, disponibilizar recursos extras para fortalecer uma determinada ação em que ele pode vir a ter dificuldade. Não significa livrá-lo de enfrentar as dificuldades que só a ele cabem superar.

Vamos seguir adiante.  O colaborador já executou a tarefa sobre a qual você o apoiou. O que fazer agora, quando ele retorna com os resultados? É hora de avaliação. Verifique se ele conseguiu os resultados que planejava alcançar. Se sim, mensure, ou seja, saiba objetivamente que sucesso foi este. Se não, calcule – também objetivamente – quanto ficou distante do alvo calculado.

Em seguida, averigue se os problemas que ele imaginava encontrar  realmente surgiram. Novamente: avalie  o acerto ou erro de sua previsão. Por fim, mensure quanto o seu apoio foi efetivo em ajudá-lo.

Antes de dar apoio:

1 – Você sabe exatamente o que deve fazer?

Após dar apoio:

1 – Seu funcionário de fato o que deveria fazer?

Antes de dar apoio:

2 – O que espera alcançar?

Após dar apoio:

2 – Conseguiu resultados? Quais? Quantos?

Antes de dar apoio:

3 – Quais problemas você calcula que irá enfrentar?

Após dar apoio:

3 – Os problemas que ele calculava, se confirmaram?

Antes de dar apoio:

4 – O que eu posso fazer para lhe ajudar?

Após dar apoio:

4 – O apoio que você deu funcionou?

Estas avaliações são fundamentais para você saber quanto o seu colaborador está conseguindo planejar e pôr em prática as ações. Se, as visões que ele tem, correspondem com frequência ao que estabelece, cabe a você reconhecer seu sucesso e garantir que ele progrida  em sua carreira.

Caso você constate ser ele um míope, treine-o, desenvolva-o e verifique se sua visão evolui. Caso nada mude, mude-o, isto é, substitua-o. Não gaste energia demais com quem não responde a estímulos positivos de treinamento e desenvolvimento humano. Ele não é seu filho para que você o suporte pelo resto da vida. Há outros profissionais no mercado em quem vale  investir para se conseguir uma equipe de campeões.

Acostume-se a dar apoio, e em breve, você terá uma fila de pessoas querendo trabalhar com você.

Haroldo Wittitz: Author, Editor and Publisher

4 effective steps to support your team
The condition of manager requires more than issuing guidelines. Within a company, a manager must lead his team in order to support her to achieve individual and collective results. This has been spoken. But what is unclear and confusing when many managers “H” is: how to support the practice? A handshake enough? A vote for good luck? A pat on the back? Obviously not. Although a sincere handshake is important and makes all the difference, is to help support, is helping. This is a step in the process of effective strength of relationship and, therefore, it is crucial that is made with intelligence and definition. Here are four simple tips will give you, the times we have seen them work, let me encouraged to share them.
1 – You know exactly what to do?
2 – What do you hope to achieve?
3 – What issues do you calculate that you will face?
4 – What can I do to help?
Questions that help the manager to support the developer on your team These four issues deep and allow you to maintain open dialogue concise, practical and value. Suppose you are a sales manager in industry and at present is facing a regional supervisor who will come out to visit a group of representatives. The support he needs can begin with a question: “It is clear to you what will make this trip?” Try and help him find the true mission to be fulfilled in the action he will play. Then ask: “What do you expect?”. Consider now the particular view he has of the area itself, customers and representatives. Why do you evaluate this issue “if it is” and “as is” engaged in the goals of the trip. Thirdly, firm to its position of manager and ask a new question to him: “What problems do you calculate that you will face this visit?” Let him talk freely and to enumerate the possible obstacles. Treat those who are real. Eliminate those that are imaginary, but not before listening to everything you see your supervisor. Finally, it is time you put on the real condition of their leader. Ask: “What can I do to help?”. Listen well, and help in what is real need. WHAT TO DO AFTER GIVING SUPPORT? Well, I can guarantee that the 4 Steps actually work. However, one very important caveat needs to be done to offer support does not mean they perform the work belongs to its developer. Pay attention and be careful with this. You should never do for the employee that he alone must do. It is definite point. Support is synonymous to help provide extra resources to strengthen a particular action he might have difficulty. It does not mean free him to face the difficulties that only he can fit through. Let’s move on. The employee has performed the task on which you supported. What to do now, when he returns with the results? It’s time for evaluation. Make sure he got the results he planned to achieve. If so, measure, or know objectively how successful this was. If not, calculate – also objectively – as far from the target was calculated. Then inquire whether he thought the problems actually finding emerged. Again, evaluate the rightness or wrongness of his prediction. Finally, measure how much your support has been effective in helping you.
Before support: 1 – You know exactly what to do?
After support:
1 – The employee is in fact what I should do?
Before support:
2 – What do you hope to achieve?
After support:
2 – Did you get results? What? How many?
Before support:
3 – What issues do you calculate that you will face?
After support:
3 – The problems he figured, if confirmed?
Before support:
4 – What can I do to help?
After support:
4 – The support you gave worked?
These evaluations are critical for you to know how much your employee is able to plan and implement actions. If the visions that he has often correspond to the laying up to you to recognize your success and ensure that it progresses in his career. If you discover him to be a shortsighted, train, develop it and make sure your vision evolves. If nothing changes, change it, that is, replace it. Do not spend too much energy who does not respond to positive stimuli for training and human development. He is not your child so you support for life. There are other people on the market worth investing in whom to achieve a team of champions. Get used to support, and soon you will have a queue of people wanting to work with you.

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