PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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8 gafes que os empreendedores devem evitar

Posted by HWBlog em 08/03/2012

Você é daqueles empreendedores que fala o tempo todo sobre o seu negócio? Ou que tem coragem de pedir empréstimo para os amigos no bar? É bom saber que, além de prejudicar a amizade, esses tipos de atitude podem manchar a imagem da sua empresa. Na verdade, o mundo empresarial oferece grandes oportunidades para se cometer gafes em qualquer momento.

Palavras, posturas e trajes passam credibilidade e ajudam a formar a impressão do negócio. Sempre que se fala, é preciso passar a melhor imagem da empresa e da pessoa. Veja a seguir oito gafes que podem destruir a imagem da sua pequena empresa.

1. Cliente não é amigo

A relação entre sua empresa e a clientela é uma das mais preciosas que existem. Saber lidar com o cliente, agradar e tratar bem é a chave para boas vendas. Mas, confundir cliente com amigo e abusar da informalidade é um erro. Não é o caso de fazer perguntas relacionadas à vida particular. Foque no profissional. O cuidado vale até para os famosos porta-retratos. Não chegue perguntando se é a esposa ou os filhos. Se não for, vai ficar muito chato. Se o cliente não dá abertura, não queira parecer intimo, em especial com estrangeiros. A informalidade pode fazer mal.

Outro problema grave com relação aos clientes é ignorar os conhecimentos dele. Desmerecer o conhecimento do cliente frente ao que ele procura ou colocá-lo em situação de constrangimento é uma gafe.

2. Fique em dia com os pagamentos

Evitar o excesso de informalidade vale também com funcionários e fornecedores. Mais do que isso, é importante lembrar que esta relação é pessoal e financeira. Por isso, as especialistas destacam o atraso de pagamentos como uma situação bastante delicada. Também é deselegante achar que fornecedores e funcionários são seres inferiores e que, por isso, podem ser desrespeitados e tratados com arrogância ou grosserias.

3. Desative a “rádio corredor”

Hoje em dia, é quase impossível ficar imune às redes sociais. Uma piada no trabalho ou um convite de almoço logo se tornam praticamente públicos quando vão parar no Facebook, no Twitter ou até no LinkedIn. Muitas vezes, as coisas ditas em uma sala logo estão nos corredores. É a chamada ‘rádio corredor’”. Por isso, nada de colocar tudo que acontece na empresa nas redes sociais ou ficar fazendo fofoca na hora do café.

4. Não abuse dos amigos

Até os empreendedores merecem uma happy hour no final da semana. É o momento do dia em que ele encontra os amigos e pode, finalmente, mudar os ares. O problema é que muitos empresários não se desligam da empresa e ficam falando o tempo todo dos negócios. Todo assunto que é comentado em exagero acaba se tornando cansativo e a pessoa passa a ficar uma desagradável companhia.

Mais desagradável ainda é pensar em pedir dinheiro aos amigos. Esta é uma situação bastante delicada e deve ser evitada, já que deixa os amigos constrangidos. Vale mais a pena tentar um financiamento em uma organização financeira. Nestes casos, corre-se o risco de perder a amizade. Se você já escorregou e pediu um empréstimo, priorize o pagamento do valor em dia, sempre.

5. Nada de celular nas reuniões

A etiqueta corporativa para uma reunião de negócios já foi bastante disseminada. Além de focar no importante e ser pontual, tenha um cuidado especial com celulares e outros aparelhos eletrônicos. Em uma reunião, o celular deve estar desligado. Se for emergencial, avise as pessoas na sala que vai precisar deixar o aparelho ligado, mas lembre-se de tirar o som.

Se tocar, precisa pedir licença para sair e atender. Na vida corporativa, a discrição é sinal de elegância e ajuda a manter uma imagem intacta. Segundo os especialistas, é preciso ter atenção também com atitudes arrogantes e frases do tipo “discordo totalmente”.

6. Vista-se adequadamente

Não saber como se vestir para cada ocasião é deselegante e pode prejudicar o negócio. É falta de profissionalismo não perceber que a sua imagem fala muito. Olhe a moda e faça o seu estilo profissional, com aquilo que cai bem para o seu porte físico e para sua função. É importante ainda saber se vestir para situações variadas. Um empresário não vai a um banco pedir empréstimo com a mesma roupa que vai a um churrasco com clientes.

7. Fale de negócios na sobremesa

Um almoço de negócios pode ser bastante produtivo para a empresa, mas um desastre em etiqueta. Para as consultoras, o básico é mastigar de boca fechada, manter os cotovelos fora da mesa e mostrar-se confortável. Às vezes, é melhor escolher um prato simples para dar atenção ao cliente ao invés de coisas elaboradas para impressionar e ficar confuso com a comida. Além disso, evite falar de negócios durante todo o almoço. O melhor momento para isso é a sobremesa.

8. Entenda outras culturas

Os negócios globais são cada dia mais comuns. Mesmo nas pequenas empresas, o contato com clientes e investidores estrangeiros tem se tornado um hábito. Desconhecer as características culturais de um cliente estrangeiro é deselegante e pode prejudicar a empresa.

Nestas horas, é preciso pesquisar sobre a cultura da pessoa e evitar problemas como afeto excessivo e até atitudes que podem ser consideradas rudes. Nos contatos com as empresas multinacionais ou em viagens de negócios, precisa conhecer bem os clientes. Conhecer e respeitar as culturas é muito importante.

You are one of those entrepreneurs who talks all the time about your business? Or who has the courage to borrow for friends at the bar? Good to know that in addition to damage the friendship, these kinds of attitudes can tarnish the image of your company. In fact, the business offers great opportunities to commit gaffes at any time. Words, postures and costumes are credibility and help form the printing business. Whenever it comes, it is necessary to pass the best picture of the company and the person. Here are eight gaffes that can destroy the image of your small business. 1. Customer is no friend The relationship between your company and clientele is one of the most precious in existence. Dealing with the customer, and please take good care is the key to good sales. But to confuse friend and client abuse informality is a mistake. Not the case to ask questions related to private life. Focus on training. Caution is true even for the famous frame. Do not go asking if his wife or children. If not, will be very boring. If the client does not open, do not want to seem intimate, especially with foreigners. Informality can do harm. Another serious problem with respect to customers is to ignore the knowledge of it. Disparage the front of the customer’s knowledge or that he seeks to put him in a situation of embarrassment is a gaffe. 2. Keep up with the payments Avoiding excessive informality also applies to employees and suppliers. More than that, it is important to remember that this relationship is personal and financial. Therefore, experts emphasize the delay of payments as a very delicate situation. It is also awkward to find suppliers and employees are lesser beings and therefore can be disregarded and treated with arrogance or rudeness. 3. Disable “radio row” Today, it is almost impossible to be immune to social networks. A joke at work or an invitation to lunch soon become public when they almost quit Facebook, Twitter or even LinkedIn. Often, the things said are just a room in the aisles. It’s called ‘radio row’. ” So, nothing to put everything that happens in the company on social networks or be doing gossip over coffee. 4. Do not overuse friends Even entrepreneurs deserve a happy hour on the weekend. It is the moment of the day he finds friends and can finally change the air. The problem is that many entrepreneurs do not shut off the company and are talking all the time the business. Every issue that is discussed in exaggeration eventually becomes tiresome and the person starts to get a nasty company. More annoying still is thinking about asking for money to friends. This is a very delicate situation and should be avoided, as it leaves his friends embarrassed. Longer worth trying to funding in a financial organization. In these cases, it runs the risk of losing the friendship. If you’ve slipped and asked for a loan, prioritize the payment of value in day always. 5. No phone meetings The business etiquette for a business meeting has been widely disseminated. Besides focusing on the important and be punctual, be especially careful with cell phones and other electronic devices. In a meeting, the phone must be off. If emergency, notify people in the room that will need to leave the unit turned on, but remember to mute the sound. If you touch, you need to ask permission to go out and meet. In corporate life, discretion is a sign of elegance and helps maintain an image intact. According to experts, care should be taken also with arrogant attitudes and phrases such as “strongly disagree”. 6. Dress appropriately Not knowing how to dress for every occasion is awkward and can hurt the business. It is unprofessional not realize that your image speaks volumes. Look at the fashion and make your professional style, with what looks good for your physical size and its role. It is important to learn to dress for various situations. An entrepreneur is not going to a bank to borrow in the same outfit that goes to a barbecue with customers. 7. Talk business in the dessert A business lunch can be quite productive for the company, but a disaster on the label. For consultants, the basics are chewing mouth shut, keep your elbows off the table and show yourself comfortable. Sometimes it is best to choose a simple dish to give attention to the customer rather than things designed to impress and get messy with the food. Also, avoid talking business during the lunch. The best time for this is the dessert. 8. Understand other cultures Global businesses are increasingly common. Even in small businesses, contact with clients and foreign investors has become a habit. Unaware of the cultural characteristics of a foreign customer is awkward and can hurt the company. At these times, you need to research the culture of the person and avoid problems like overheating and affect attitudes which may be considered rude. In contacts with multinational companies or business, you need to know the customers well. Know and respect the cultures is very important.

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