PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    março 2012
    D S T Q Q S S
    « fev   abr »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031

As visões de um líder

Posted by HWBlog em 06/03/2012

Existem líderes ficantes, e lideres superantes.

Os ficantes são como a nova onda do ficar. Os superantes são aqueles à moda antiga, quer dizer, líderes para sempre, não só situacionais, mas holísticos mesmo, que se renovam a cada dia.

Sempre que falamos de vida, sempre falaremos de lideranca, seja ela no ambiente corporativo ou nas escolhas íntimas e pessoais.

Preparei 7 visões, com desafios e segredos, e aqui os deixo em síntese para reflexão.

Análise: seu chefe é superante ou ficante? Sua empresa é ficante ou superante ? e você, perante os negócios e a vida, como é?

Visão 1 – Primeiro passo crucial, para quem você olha. Em quem você presta atenção? nos mais fortes, competitivos e bem sucedidos, ou na mediana das performances intermediárias? Ficantes se contentam com o pouco da hora, superantes perseguem altas performances, e colocam suas atencões nos melhores exemplos.

Visão 2 – Velocidade se não é tudo, hoje é quase tudo. Precisamos contar o tempo em formato digital, interativo e complexo. O que define o sucesso não é mais a capacidade de inventar o não inventado, mas o de copiar, adaptar e integrar em altissima velocidade o que já existe na dispersão das redes do conhecimento humano. E, para isso o segredo é reviver a onívora vontade de aprender a aprender. A criança interior existente dentro de cada um tem papel divino na nova vida contemporânea e que nos leva a futuro .

Visão 3 – Quais as motivações que você tem para dar o máximo de si?  Quando olhamos os atletas do MMA ( Mixed Martial Arts ) por exemplo, vemos a vontade convicta da entrega ao melhor da sua performance. Tres ingredientes aparecem sólidos: disciplina, muito treino, um ótimo mestre, os amigos, e a qualidade da força da equipe.

Esses três ingredientes serão os mesmos na vida e nas empresas. Mas, surge um a mais: o quanto suportamos a dor? o limiar de dor, significa a nossa resiliência, compreender os enfrentamentos da vida e não nos permitirmos ficar derrotados, pela desistência do medo. Quem teme perder já esta derrotado, é um lema da luta. Quem teme o viver já vive desmotivado. Dar o melhor de si é o desejo veemente dos líderes superantes.

Visão 4 – O mundo agora é um mundo do ” E “, ou um mundo do ” OU ” ? essa dúvida não pode mais existir, na cabeça de um líder. No passado as coisas era simplificadas pela regra do “  OU “. Ou você era isso ou era aquilo. Ou você escolhia a profissão A, ou B. Ou você gostava de rock ou de mpb! Agora a ausência dessa dúvida virou fundamental.

O mundo é uma integração de ” E ‘s “. As novas competências somam ” E’s ” isso, mais aquilo, adiciona-se aquilo mais. A liderança está em nuvens, perambula pelos céus, e significa um grande sintetizador chamado ” E “. Divirta-se na diversidade e na dialética elétrica. E nisso, como não pirar? através da eleição dos Valores e das Virtudes. As únicas coisas que não mudam e que jamais são mudadas. Quais os seus valores, e as suas virtudes conscientes? O que não iremos fazer nunca ?

Visão 5 – Criatividade e inovação.  Velho segredo básico que não poderia nem mais, ser chamado de visão. Porém, há uma visão  na construção da inovacão criadora: a nova criação é feita em equipe, precisamos criar uma rede criativa.

As equipes precisam ser criadoras, além de executoras. E o segredo dos segredos é ter a certeza de que é possivel encontrar inovação, na forma criativa como você e sua equipe olham para as mesmas matérias primas. Quer dizer, com os mesmos 4 acordes musicais eu demonstro centenas de sucessos da musica pop. Com a mesma manteiga, milho, sal e carrinho de pipoca, eu obtenho um negócio espetacular de pipoca ou apenas mediocre. Ou na grande corporação, com o mesmo capital, tecnologia, processos administrativos e os mesmos objetivos e palavras de comando; posso tirar invejável sucesso ou a satisfação ilusória da liderança ficante.

Visão 6 – O que eu faço primeiro? A 6º visão trata de um aprofundamento da 5ª visão. Pois o segredo dos segredos envolverá sempre caminharmos para o invisível do visível, e atingirmos o invisivel do invisivel das forças da natureza que nos envolve e nos forma. Pegar aquilo que a empresa já tem na mão e dar forma nova, vigor novo, sentido e significado novo. Nunca me esqueço de uma visita que fiz aos fundadores da Todeschinni. ”Faziamos sanfonas, a fábrica pegou fogo, decidimos fazer móveis ! “. E, perguntei, o que móveis tem a ver com sanfonas ? a resposta: para fazer móveis precisávamos fazer sanfonas. Uma sanfona é um móvel. Genial. Com o que se tem nas mãos, ou até com os restos do que já se teve, ali existe o portal do sexto segredo: pego o que tenho aqui e recrio o visivel novo.

Visão 7 – Como consigo dar esse primeiro passo? A 7ª visão aprofunda ainda mais a dificuldade de compreensão dos segredos quintos e sextos. Quando falamos na inovação e na criatividade, eu diria, fácil falar, dificil realizar.

Como dar, agora e já esse primeiro passo? Criação, depois da busca dispersa dos ”insights” exige concentração e foco liquidificador. Foco é a paixão concentradora. E, nos transformaremos sempre, no resultado de onde colocamos o foco das nossas atenções.

Poderia ser explicado como amor. Quando amo, altero o estado do ser ou do objeto amado, e me altero também. Mudamos. Quem muda sozinho tem valor, mas quem muda junto cresce na causa e na obra final.

O foco e a qualidade do foco é a essência das essências, e o máximo poder, por isso o último, porém o mais imperial de todos os segredos a serem desvendados. O desafio é como acessar? Eu aprendi isso através da minha mãe, dona Odette, que me levava para a rua. Nas feiras livres, na cidade do Rio de Janeiro, ela me ensinou a prestar atenção nas ” batatas “. Olhar para elas, escolher, pegar cada uma, uma a uma, ali na barraca do feirante. Foco nas batatas e não no borburinho, nas provocações e nas manifestações das pessoas da feira. Quais são as suas batatas, pessoais, profissionas ? Qual é a ” batata ” da sua empresa? Ali está o desvendar de todos os demais segredos.

Boas reflexões para você.

Anúncios

2 Respostas to “As visões de um líder”

  1. Amigo Haroldo, essa reflexão veio na hora certa. Tenho pensado muito no caminho que devo tomar, o que preciso fazer para avançar na minha profissão. Encontrei nesse post inúmeras “provocações” que irão me ajudar a traçar minha estratégia. Um grande abraço.

    Curtir

    • HWBlog said

      Caro Wagner, Fico feliz por estar sendo útil nas suas reflexões. Espero que as “provocações” lhe possam indicar o melhor caminho. Um forte abraço, Haroldo Wittitz

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: