PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    fevereiro 2012
    D S T Q Q S S
    « jan   mar »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    26272829  

8 filmes para entender a crise econômica mundial

Posted by HWBlog em 29/02/2012

Documentários e ficções contam histórias sobre a crise do subprime e alguns de seus desdobramentos, como a atual crise fiscal na Europa

A crise e o cinema

Não foram apenas os economistas e profissionais de finanças os únicos a se debruçarem sobre os acontecimentos ligados à crise mundial que começou em 2008 nos Estados Unidos. A indústria cinematográfica também se propôs a analisar não apenas as consequências do estouro da bolha imobiliária, mas também suas possíveis causas.

Diversos documentários e filmes hollywoodianos foram lançados trazendo diferentes pontos de vista sobre temas críticos quando se fala no assunto, desde a regulação financeira nos mercados até a ganância dos megainvestidores.

1.Wall Street: Money Never Sleeps (2010)

Nesta continuação do filme dirigido por Oliver Stone nos anos 1980, o personagem Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas, sai da prisão após cumprir pena por negociar ações com informações privilegiadas. Sua liberdade coincide com a fase inicial da crise do subprime, que começou nos Estados Unidos e contagiou o resto do mundo. O filme retoma parte das discussões da história anterior, sobre os limites e riscos do capitalismo selvagem defendido intensamente por Gekko.

Wall Street: Money Never Sleeps (Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme)

Diretor: Oliver Stone

Ano: 2010

Duração: 133 minutos

Gênero: Drama

2.The Company Men (2010)

The Company Men, traduzido em português como “A Grande Virada”, é um filme de 2010, dirigido por John Wells e estrelado por Ben Affleck, Kevin Costner e Tommy Lee Jones. A narrativa se concentra na vida de três executivos de uma empresa afetada pelos efeitos da crise. Eles tentam se adaptar a uma série de mudanças corporativas e ao constante temor de demissões inesperadas.

The Company Men (A Grande Virada)

Diretor: John Wells

Ano: 2010

Duração: 104 minutos

Gênero: Drama

3.Inside Job (2010)

Inside Job é um documentário em cinco partes, dirigido pelo cineasta Charles Ferguson, premiado com o Oscar em 2011. Trata-se de uma investigação e relatos sobre a crise financeira que começou no fim da década passada. A primeira parte, “Como chegamos até aqui”, conta como a indústria financeira nos EUA foi regulada entre 1940 e 1980. Em seguida, “A Bolha” explica o que aconteceu entre 2001 e 2007, durante o boom imobiliário no país. Na terceira parte (“A Crise”), o filme relembra o que aconteceu propriamente entre o fim de 2007 e 2008, quando os problemas financeiros vieram à tona. As duas últimas partes falam sobre os desdobramentos da quebra de importantes bancos e a situação mais recente da economia no país.

Inside Job (Trabalho Interno)

Diretor: Charles Ferguson

Ano: 2010

Duração: 120 minutos

Gênero: Documentário

4.Margin Call (2011)

Margin Call retrata 24 horas na vida de personagens-chave em um banco de investimentos nos Estados Unidos. A ação se passa nos estágios iniciais da crise mundial que começou em 2008. O analista Peter Sullivan (interpretado por Zachary Quinto) acessa informações financeiras que comprovam a queda da empresa e se vê diante de complexas decisões éticas e profissionais.

Margin Call (Margin Call: O Dia Antes do Fim)

Diretor: J.C. Chandor

Ano: 2011

Duração: 107 minutos

Gênero: Suspense

5.Too big to fail (2011)

Feito para a televisão, Too Big To Fail, encara a difícil tarefa de apresentar ao espectador uma crônica sobre o início e as causas da crise de 2008. O filme apresenta os fatos concentrando-se na figura do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson (William Hurt). Outros personagens conhecidos, como o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke (Paul Giamatti) e Warren Buffet (Edward Asner) aparecem na trama.

Too Big to Fail (Grande Demais para Quebrar)

Diretor: Curtis Hanson

Ano: 2011

Duração: 99 minutos

Gênero: Drama

6.Europe at the brink (2011)

Neste documentário produzido pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, editores e repórteres examinam as origens da crise da dívida pública na Europa. O filme analisa a razão pela qual a crise se espalha de forma feroz pelo continente e ameaça contaminar o mundo inteiro.

Europe at the brink

The Wall Street Journal

Ano: 2011

Duração: 23 minutos

Gênero: Documentário

7.Collapse (2009)

Collapse é um documentário lançado em 2009 e dirigido por Chris Smith. O filme explora as teorias polêmicas do ex-policial e escritor Michael Ruppert, autor de livros expondo teorias conspiratórias sobre diversos assuntos, incluindo os ataques de 11 de setembro. No documentário, Smith entrevista Ruppert sobre diversos assuntos, inclusive o que o ex-policial entende ser a derrocada política e econômica dos Estados Unidos.

Collapse

Diretor: Chris Smith

Ano: 2009

Duração: 82 minutos

Gênero: Documentário

8.The Flaw (2011)

O documentário The Flaw, dirigido por David Sington, tenta fazer uma ampla investigação da história do capitalismo norte-americano ao longo do século XX. O objetivo não é exatamente analisar as consequências da crise do subprime, mas, tentar identificar suas causas, suas raízes. Com um humor sarcástico, The Flaw apresenta uma série de personagens importantes neste período difícil da história americana, como grandes economistas, inclusive vencedores do prêmio Nobel, e donos de imóveis em sérios apuros depois que a bolha imobiliária estourou.

The Flaw

Diretor: David Sington

Ano: 2011

Duração: 78 minutos

Gênero: Documentário

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: