PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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Assertividade – A melhor forma de comunicação

Posted by HWBlog em 23/02/2012

Uma das principais técnicas utilizadas no mundo da Comunicação Verbal é a Assertividade. A primeira impressão, quando falamos em assertividade é “agir de forma acertada”, porém, o significado é mais abrangente. Assertividade vem do Latim “assero”, que quer dizer “afirmar”, ou no nosso caso, aquela pessoa que sabe se afirmar diante de qualquer contexto.

Um líder, um negociador, um profissional de vendas, qualquer um que se relacione com outras pessoas, precisa desenvolver essa habilidade. Para que sejamos capazes de realizar a comunicação assertiva com consciência e de forma consistente, é necessário que aprendamos a identificar os perfis de comportamento, como técnica para direcionamento do discurso.

Assim, vou abordar abaixo tipos de comportamentos e suas respectivas características:

Agressivo – Pessoas agressivas tendem a falar de forma ríspida, com tom autoritário, seus pedidos parecem ordens, seus olhares são ameaçadores e intimidam o interlocutor. Tendem a culpar os outros pelos seus erros e limites. Normalmente são classificadas como arrogantes, prepotentes, chatas e inconvenientes, que pensam que sabem tudo e exageram ao falar sobre si mesmas.

Passivo – Próprio das pessoas submissas em excesso. Não olham nos olhos, expressam seu pavor quando tem que falar com outras pessoas, preferindo fugir a enfrentar, culpando-se por tudo o que acontece de errado. Normalmente são chamadas de medrosas, tímidas ou pessimistas.

Mescla de Agressivo e Passivo – Característico das pessoas que parecem dóceis e amáveis, no entanto, são vingativas e falsas, atuando nos bastidores, fazendo comentários maldosos, agindo com malícia, defendendo sempre seus interesses. Adoram ver as pessoas em situações difíceis, fazendo-se de vítimas quando confrontadas. São classificadas como covardes e mentirosas.

Assertivo – São pessoas agradáveis, dispostas a colaborar, olham nos olhos das outras pessoas quando falam com elas, envolvendo-as. São objetivas e práticas, dizem o que precisa ser dito, falam não ou sim com a mesma naturalidade e espontaneidade. Sabem dosar o humor e a ponderação em conformidade com cada situação. Normalmente expressam um sorriso nos lábios, são simpáticas e ativas. Tem maturidade suficiente para evitar confrontos e a disciplina necessária para levar adiante um projeto ou um processo de comunicação.

Não se amedrontam, sabem lidar com as pessoas agressivas sem ser submissa e com pessoas submissas sem ser agressiva. Normalmente são consideradas carismáticas, bem humoradas, corajosas e de bem com a vida.

Uma pessoa assertiva tende a ser aceita com mais facilidade do que a que é agressiva, passiva ou passivo-agressiva, pois defende seus direitos e sabe flexibilizar-se para aceitar as outras pessoas como são. Expressa com clareza seus sentimentos e pensamentos, emite sua opinião quando julga conveniente.

Comportamentos não assertivos geram situações de manipulação, sedução, conspiração e falta de autenticidade nas relações interpessoais, sendo prejudiciais para os resultados organizacionais.

Diante de mudanças significativas no mundo dos negócios, a autenticidade, verdade e a transparência são atitudes exigidas das organizações e dos seus colaboradores. Profissionais assertivos são representantes institucionais eficazes para reduzir conflitos, conduzir negociações, gerar produtividade nas reuniões, melhorar o clima organizacional, ter clientes satisfeitos, além de viverem felizes e com o stress sob controle.

Desejo que você reflita a respeito dessa habilidade e resgate esse ser assertivo que existe dentro de você. Caso já tenha desenvolvido essas características ao longo de sua vida, parabéns! Se não, comece agora e seja uma dessas pessoas que faz grande diferença no mundo de hoje.

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