PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    janeiro 2012
    D S T Q Q S S
    « dez   fev »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

A vez do marketing democrático, inclusivo e inovador

Posted by HWBlog em 18/01/2012

Esqueça o departamento de marketing que concentra o conhecimento e as soluções para sua marca e empresa! Se nem para as grandes empresas este modelo consegue dar conta dos desafios do Século XXI, o que dirá das pequenas e médias empresas que muitas vezes nem possuem uma equipe dedicada a essa atividade! Para este novo cenário, o crowdsourcing – termo em inglês que designa a criação coletiva e colaborativa de conhecimento – surge como uma alternativa eficiente, democrática e inclusiva. 

Graças à internet, hoje é possível reunir uma comunidade virtual de criativos e consultores externos à empresa que podem contribuir com ideias e sugestões para os desafios apresentados pelos clientes.   A relação direta, sem as tradicionais e onerosas estruturas da agências de marketing e publicidade, barateia o processo. Mas custo é apenas um dos lados da moeda das vantagens do crowdsourcing. O outro e talvez mais importante é a possibilidade de “pensar fora da caixa”, de obter propostas e soluções criativas e inovadoras sem os vícios de quem já está anestesiado por conviver sempre com aquela marca.

O conceito do crowdsourcing – e também seu principal valor – é sua altíssima capacidade de gerar inovação.  A premissa é muito simples: departamentos fechados dentro das organizações, sejam elas empresas ou agências, por mais recursos humanos e físicos que possuam, incluindo tempo e orçamento, não conseguem esgotar todas as possibilidades oferecidas pela soma de pessoas que estão do lado de fora por uma simples questão de perspectiva.  Trocando em miúdos, estamos falando do bom e velho “pensar fora da caixa”.

O que é preciso fazer para se beneficiar desse admirável mundo novo?  Basta ter coragem de testar! O crowdsourcing é perfeito para integrar o universo crescente das pequenas e médias empresas do Brasil como também pode ajudar a chacoalhar as velhas convicções já sem serventia, mas ainda em uso, por grandes marcas.  O estímulo a ideias é um processo que exige o desenvolvimento de uma cultura inovadora, a qual fatalmente questiona feudos, verdades e poderes estabelecidos – e que, muitas vezes, estão na raiz dos motivos que impedem uma marca de se comunicar com seu público neste novo século dominado por mídias fora do tradicional esquema broadcast (“eu-falo-você-escuta”).

Assim como a novas mídias, o crowdsourcing permite processos criativos democráticos, acessíveis e inclusivos – de PMEs e de criativos que trabalham fora do epicentro do marketing e da publicidade brasileira. E altamente inovadores!  Trata-se, sem dúvida, de um modelo de trabalho que é, por si só, a cara do nosso século.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: