PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Posts recentes

  • Agenda

    janeiro 2012
    D S T Q Q S S
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

Os jovens profissionais a serviço da inovação

Posted by HWBlog em 17/01/2012

Currículo criativo focado na experiência em projetos acadêmicos, profissionais ou experimentais. Formação renomada é favorável, mas conhecimento de softwares diversos e línguas estrangeiras são básicos. Como se isso não fosse suficiente, o mercado quer ainda que essas pessoas, às vezes com apenas 25 anos, sejam comunicativas, saibam liderar e estejam em dia com as últimas tendências. São os jovens profissionais a serviço da inovação.

Com tantas aptidões, é comum que a contratação dos jovens das gerações X, Y e Z crie grandes expectativas. A versatilidade em lidar com o turbilhão de informações e ousadia em enfrentar problemas são características que podem colaborar muito para isso. Afinal, a maneira não linear de pensar e a pluralidade nos assuntos desses indivíduos os fazem estar mais próximos das fórmulas de inovação.

Não surpreende que com esse perfil independente e autossuficiente sejam muitas vezes direcionados a áreas de criação, pesquisa e desenvolvimento. Ocupam e destacam-se em cargos que variam entre designers, redatores e arquitetos de informação. Podem passar até 24 horas na internet, da qual não só recebem conteúdo como participam dele. A expressividade e a individualidade desses líderes, bem como o fácil contato com estrangeiros, em longo prazo podem trazer soluções.

Tomemos como exemplo a contratação de um profissional da área de TI. Hoje pouco importa um programador que conclua um projeto até duas vezes mais rápido do que a média. É necessário que ele, apenas ao observar, seja capaz de avaliar qual a linguagem mais adequada para o processo. Ele precisa encontrar uma saída eficaz para multiplicar a sua força de trabalho por cem.

Para se diferenciar hoje, um técnico precisa entregar um projeto de 12 meses em apenas dois. Ninguém mais quer aquele programador que pensa “só trabalho aqui e minha função é codificar”. Precisa ser interessado, ouvir, questionar, participar e sugerir.

Todavia, esses jovens geralmente são muito ansiosos e com pouco foco, querem que tudo se desenvolva rápido, sem paciência, disciplina ou persistência. São pouco atraídos por sólidos planos de carreira, uma vez que exigem rápidas promoções, não se adaptando a modelos formais de cargos e salários. Fatores como esses, podem se tornar verdadeiros barris de pólvora entre profissionais de diferentes gerações.

O dinamismo é tanto que inovação virou sinônimo de sobrevivência. Vejo inovação como um conector de soluções e ideias distintas, que resolvem um problema de uma forma nova, nunca imaginada. Atualmente é algo que temos que incorporar no dia a dia em nosso trabalho.

É por esse motivo que precisamos escutar esses jovens e estabelecer um ambiente de trabalho propício a seus talentos e criatividade, ainda que restrito a regras e propósitos da empresa. Muitos sentem necessidade de serem reconhecidos como parte de um projeto, principalmente agora que começam a assumir cargos mais altos. Hoje, esse é um dos maiores desafios das empresas que buscam alavancar as iniciativas inovadoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: