PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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Líder: confira dicas que ajudam a manter equipe motivada

Posted by HWBlog em 09/01/2012

Sem pessoas comprometidas e motivadas ao redor, dificilmente o gestor conseguirá alcançar o que deseja

Passadas as festas de final de ano, é hora de voltar ao trabalho. Para os líderes, os desafios continuam os mesmos: atingir metas, cobrar resultados e manter a equipe motivada.

Sem pessoas comprometidas e motivadas, dificilmente o gestor conseguirá alcançar o que ele deseja, já que o resultado do seu trabalho está relacionado diretamente com as atividades desenvolvidas pelos funcionários.

Como ter equipe motivadas?

Mas ter e manter uma equipe motivada não é uma atividade fácil. As equipes se tornam motivadas quando há uma clara conexão emocional entre os objetivos pessoais e objetivos organizacionais.

Pensando nisso, apontamos quatro fatores que podem ajudar o líder neste processo. Confira abaixo:

Tenha as pessoas certas nos lugares certos: profissionais “desencaixados” são sempre um perde-perde a longo prazo. As pessoas devem saber o que a empresa e o líder esperam dela. “Todos temos potencial para alguma coisa. Se você, empresário, se você gestor, for capaz de identificar pessoas que têm o perfil para a função e que vão fazer o que gostam, elas virarão super-homens”.

Crie um sistema de gestão: uma pessoa não é somente os resultados que ela apresenta. Mas o profissional é medido pelo seu desempenho. Entre os fatores avaliados estão comportamentos que levarão a empresa a atingir a sua visão; capacidade técnica para vislumbrar a excelência de seus feitos e inovar; a complexidade da função (se estratégica ou tática) e, claro, os resultados, a entrega do colaborador. A implantação de sistemas de gestão de desempenho deve diferenciar pessoas nos quatro elementos apontados acima.

Se uma gestão de desempenho vier atrelada à remuneração estratégica, sem dúvida será uma excelente forma de descobrir, corrigir, valorizar, e reter talentos. 

Crie elementos de diferenciação e recompense as diferenças: resultados superiores dependem de uma disciplina chamada execução. Dê foco e reconheça a execução. É preciso entender que pessoas e equipes não nascem prontas e preparadas para enfrentarem com inteligência todos os desafios.

É como se a empresa fosse um ser estático e previsível. Cada vez que uma pessoa assume novos desafios seu nível de maturidade cai diante o novo, até que um novo processo de crescimento e evolução seja construído. Isso é um processo, não um treinamento. Não se pode esperar que pessoas e equipes batam recordes de excelência se as competências necessárias ainda não foram desenvolvidas. Quanto maior a exigência da equipe em termos de resultados, maior deve ser o foco no seu desenvolvimento.

Se importe de verdade: as pessoas mostram maior interesse em seu trabalho quando as gerências e diretorias apontam interesse nelas. Mostre aos colaboradores que você se importa. Faça com que eles saibam que as suas contribuições são apreciadas. Olhe nos olhos deles e diga isso.

São pequenas coisas que têm um impacto tremendo nos resultados e na perpetuação de uma marca, já que nenhuma empresa conseguirá ser maior ou melhor do que as pessoas que ela possui. É difícil trabalhar entusiasticamente por um resultado se as pessoas não sabem qual é esse resultado. É difícil alcançar bons resultados se você não conhecer as aspirações de vida das pessoas. É impossível alcançar bons resultados se você não unir uma coisa com a outra.

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