PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    dezembro 2011
    D S T Q Q S S
    « nov   jan »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031

Descobriu que sua imagem na empresa é negativa? Saiba reverter essa situação

Posted by HWBlog em 08/12/2011

Após algum tempo de trabalho na mesma empresa, os profissionais constroem uma certa imagem. Podem ser conhecidos, por exemplo, como o engraçado, o sério, o brincalhão, o bonzinho. Mas e quando a fama é negativa e o indivíduo descobre que é conhecido como o fofoqueiro, o mal-humorado, o sem graça ou o prolixo?

Na dúvida se é possível ou não reverter essa situação, afirmamos que é possível, sim, mas é preciso muita atitude. O  mais indicado é o profissional estar sempre antenado com sua imagem, procurando constantemente feedback. É importante se antecipar.

No entanto, se ele foi pego de surpresa e acabou descobrindo que sua ‘fama’ na empresa não é das melhores, é preciso adotar algumas atitudes para reverter, o mais rápido possível, a situação. Lembre-se de que, por mais que o profissional entregue resultados, tenha um bom desempenho, não falte e seja comprometido, uma imagem negativa pode limitar seu sucesso profissional.

Como reverter, então, a imagem? O primeiro passo é mudar de comportamento. Não adianta o profissional querer mudar a imagem sem trabalhar a causa.  Não tenho como mudar minha imagem aos olhos das outras pessoas se eu não mudar o meu comportamento.

Para mudar o comportamento, a dica é fazer uma autoanálise. Sugiro que os profissionais façam, para si mesmos, uma série de perguntas, como: por que as pessoas estão me vendo desta forma? Ou quais comportamentos preciso mudar? E, a partir dessas respostas, é que começa o trabalho, ajustando os pontos que foram identificados como problemas.

Sem culpar os outros
Muitos profissionais tendem a colocar a culpa em terceiros por sua fama negativa. Isso é outra postura equivocada. Se você tem uma fama de mal-humorado, grosso, prolixo, sem educação é mais provável que a culpa seja sua e não de todos os profissionais que o percebem desta maneira.

Entender que a sua postura está errada, ou seja, reconhecer o erro e partir para a ação, é outra dica para reverter essa imagem. Para cada caso, algo pode ser feito. Por exemplo, se o profissional descobriu que tem uma fama de prolixo, ele pode gravar uma reunião na qual participou e depois ouvir e entender onde está o problema.

Se a fama é de mal-humorado,  ele pode dizer mais bom dia, rir mais. Observar o tom de voz, o modo de olhar, enfim, a forma como trata os demais, são atitudes muito importantes, pois são esses elementos que normalmente relacionam o profissional a uma imagem negativa.

Eu mudei
Além de mudar de comportamento, é fundamental que o profissional tome algumas atitudes para fazer com que os outros reparem que ele mudou. Aqui, também, cada caso é um caso, mas é preciso ter em mente que, por mais que se mude de comportamento,  até que isso seja  percebido externamente leva muito tempo. Então, pergunte-se quais ações são necessárias para que as pessoas percebam o seu novo eu.

Sugiro que o profissional assuma que sua imagem era negativa, que ele trabalhou alguns pontos e que quer ser visto de uma forma melhor. Assim, pergunte para as pessoas se elas observaram alguma mudança e peça para fazerem comparações – do antes e do depois -. Dessa forma, além de o profissional se certificar de que conseguiu mudar sua imagem, ele ainda faz com que as pessoas percebam a mudança. Isso ajuda as pessoas a verem que ele mudou.

Antiético
A imagem de mal-humorado, grosso, mal-educado ou prolixo, pode ser revertida desde que o profissional esteja interessado e disposto a mudar seu comportamento e agir. No entanto, há casos mais complicados, como o de ter fama de antiético. Não trabalhar de acordo com os valores da empresa é inaceitável.

Neste caso, o profissional deve estar mais preocupado com uma demissão do que em mudar sua imagem. Roubar ideia de outros profissionais, aceitar suborno, não agir conforme os valores da empresa, são comportamentos que, caso descobertos, trarão muitos problemas ao profissional.

Os profissionais antiéticos também estão preocupados com sua imagem.  Não existe imagem que se sustenta na falta de ética. No entanto, dificilmente eles vão conseguir reverter essa situação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: