PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    dezembro 2011
    D S T Q Q S S
    « nov   jan »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031

7 exemplos de liderança para os empreendedores

Posted by HWBlog em 05/12/2011

As pequenas empresas costumam ficar muito ligadas à imagem do empreendedor. O dono costuma ser o líder de quase tudo. É ele que toma decisões, delega tarefas e é responsável pelo negócio.

Nas grandes companhias, os sócios ou fundadores acabam virando exemplos de liderança e passam a formar novos líderes. Para os especialistas, os empreendedores devem fazer o mesmo para crescer. É a etapa de profissionalizar a empresa, é ser um líder que lidera líderes.

A figura do líder, reúne dominância, influência, estabilidade e conformidade. Confira a seguir os oito principais tipos de líderes e em qual você se encaixa.

1.Comandante
Representa o perfil de generais, que têm domínio da situação, não têm tempo a perder e, por conta disso, acabam sendo respeitados. Pela sua rapidez, podem ser mais eficientes em momentos críticos da empresa.
O aspecto negativo, é que este tipo concentra mais as decisões, o que cria um nível maior de dependência da empresa em relação a ele. O empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, é citado como um líder comandante, mas que passou a ser precursor.

2.Visionário
Este estilo de líder se caracteriza pela capacidade de inspirar aqueles que trabalham com ele e que o seguem pela visão que possui diante do negócio, não pela sua autoridade em si. O lado ruim é que a empresa depende também desta qualidade como fio condutor do negócio.
O exemplo mais emblemático é de Steve Jobs, fundador da Apple. Ele foi um líder visionário, na opinião dos especialistas. Jobs também se encaixa nos perfil de líder estressado, que costuma ser agressivo, exigente e rápido.

3.Acelerador
Consegue alcançar resultados de alta performance, mas os empregados têm que acompanhá-lo.
Devido à impaciência dele, os funcionários trabalham sob pressão e podem até desenvolver problemas de saúde.
Marcel Telles, diretor e presidente do conselho administrativo da Ambev, é um exemplo, devido à trajetória de crescimento do grupo nos últimos anos.

4.Coach
Costuma se preocupar com a melhoria de cada funcionário e atua na linha de educador e ‘paizão’.Por conta disso, pode ter dificuldades em demitir quando o empregado não tem a performance adequada.
Tais características são atribuídas a Norberto Odebrecht, fundador da construtora homônima.

5.Democrático
Neste caso, os especialistas ressaltam a característica de delegar mais do que decidir. Geralmente, líderes deste tipo comandam equipes mais avançadas e conseguem aproveitar o conhecimento dos colaboradores.
Este é o estilo de Louis Gerstner que, durante os anos 90, reintegrou as divisões da IBM e priorizou os serviços oferecidos pela empresa.

6.Sociável
Este líder costuma ser adorado por todos, é carismático e animado, valoriza o trabalho em equipe e traz resultados pelo poder do discurso.
Embora seja bem visto, em termos práticos, pode pecar pela falta de organização, esquecimento e atrasos. Silvio Santos é um bom exemplo

7.Perfeccionista
Este tipo de líder, segundo os especialistas, costuma ser obsessivo por detalhes. Geralmente, ele é mais voltado à área técnica do que propriamente à gestão de pessoas.
Pode ser metódico e centralizador, o que pode prejudicar o ritmo de crescimento da empresa. Bill Gates entraria nesta categoria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: