PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Posts recentes

  • Agenda

    agosto 2011
    D S T Q Q S S
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  

Quais os custos de abrir e fechar uma empresa?

Posted by HWBlog em 05/08/2011

Na abertura de uma empresa o que deve ser pago são as taxas de registros em cartórios, marcas e patentes no INPI, autenticações de documentos e autorizações para praticar determinadas obrigações acessórias, o que não deve custar menos de R$ 2,5 mil, variando de cidade para cidade. Não existem impostos específicos a serem pagos pelo fato de estar abrindo uma empresa.

Sobre as taxas cobradas por cada órgão, não há padronização de valores. Os custos também variam entre os estados ou municípios.

Como o empresário deve estar presente nas diversas etapas, também devem ser levados em conta os custos de locomoção e de tempo, não contabilizados no estudo.

As taxas que irão pesar na abertura da empresa são os gastos com pesquisa de viabilidade, registro do contrato social, advogado para aprovação do contrato social e taxas, como as de alvará sanitário, alvará do Corpo de Bombeiro, alvará de estabelecimento, e as contribuições sindical e patronal.

Já para encerrar uma empresa, é preciso levantar todas as obrigações acessórias fiscais pendentes e essa regularização poderá gerar multas devido ao atraso na entrega de tais documentos.

Depois será necessário verificar, através de extratos levantados junto aos órgãos governamentais (Receita Federal e Secretarias de Fazenda), se existem tributos em abertos ou ações tributárias, previdenciárias e trabalhistas em curso.

O encerramento da empresa somente será permitido após a quitação de todas as pendências fiscais e tributárias e obtenção de várias Certidões Negativas. Deve-se ter em mente que o fechamento de uma empresa pode custar bem mais caro que a sua abertura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: