PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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Saiba como escolher a área de atuação da franquia

Posted by HWBlog em 11/06/2011

Decidido de que irá investir em uma franquia, o interessado precisará definir a área de atuação do negócio. O quesito principal, de acordo com especialistas, é ter afinidade com o segmento – isso mesmo, gostar da área vem antes da avaliação mercadológica.

Se você não gosta de sair do trabalho com cheiro de hambúrguer, abrir uma franquia de lanchonete pode não dar certo”, explica o consultor do Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae-SP), João Abdalla.

Para quem não gosta de trabalhar nos finais de semana, em outro exemplo, não é aconselhado ter uma franquia em shopping, onde o maior movimento é justamente no sábado e domingo, diz a consultora em franquias Claudia Bittencourt.

É por isso que uma reflexão sobre o que a pessoa gosta de fazer pode ser um bom passo inicial na escolha da área, dizem os especialistas. “Às vezes, tem a ver com o próprio histórico da vida profissional [do interessado]. Na franquia, você entra em uma operação padronizada, com regras definidas. Precisa gostar para seguir essas regras”, avalia.

Setores
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há cerca de 1.900 redes de franquias atuantes no país. Ao todo, a entidade lista 19 setores:

Acessórios pessoais e calçados;
Alimentação;
Bares, restaurantes e pizzarias;
Bebidas, cafés, doces e salgados;
Beleza, saúde e produtos naturais;
Comunicação, informática e eletrônicos;
Construção e imobiliárias;
Cosméticos e perfumaria;
Educação e treinamento;
Entretenimento, brinquedos e lazer;
Escolas de idiomas;
Fotografia, gráficas e sinalização;
Hotelaria e turismo;
Limpeza e conservação;
Livrarias e papelarias:
Móveis, decoração e presentes;
Negócios, serviços e conveniência;
Serviços automotivos;
Vestuário

De acordo com pesquisa da entidade, o segmento que mais cresceu em 2010 foi o de alimentação (39,9%), seguido por acessórios pessoais e calçados (29,9%), vestuário (29,0%), móveis, decoração e presentes (27,4%) e esporte, saúde, beleza e lazer (20,0%).

Capacitação não substitui vontade própria
A advogada especialista em franquias Melitha Novoa Prado acrescenta que muitos franqueados se enganam ao pensar que, pelo fato de ser franquia, não precisam gostar da área, uma vez que haverá apoio da franqueadora. “Nenhum treinamento e capacitação substitui a vontade própria. Se eu não gosto, como vou pôr a mão na massa?”, questiona.

Como conhecer as áreas
Para entender melhor como funciona cada área, André Friedheim, sócio-diretor da Francap, empresa de consultoria na área de franchising, sugere que o interessado participe de eventos e feiras na área, como a 20ª edição da ABF Franchising Expo, converse com pessoas que fazem parte do sistema para tirar todas as dúvidas. De acordo com o consultor, é necessário que o interessado invista tempo na etapa de pesquisa, que pode durar de 2 a 3 meses, por exemplo.

Melitha sugere, ainda, que o interessado faça pesquisas sobre o setor de interesse, como buscar números de crescimento do mercado, antes de tomar a decisão.

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