PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    junho 2011
    D S T Q Q S S
    « maio   jul »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  

Feira em SP apresenta novas opções de franquias e microfranquias

Posted by HWBlog em 11/06/2011

O mercado nacional de franchising ganhou só nos primeiros cinco meses de 2011 pelo menos 60 novas redes. O cálculo é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que realiza de quarta-feira até hoje, em São Paulo, a 20ª edição da ABF Franchising Expo, considerada a 2ª maior feira do gênero do mundo, com mais de 400 expositores e previsão de movimentação de R$ 200 milhões em negócios.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, a previsão é de um total de 150 marcas estreantes no mercado brasileiro até o final do ano. “Esperamos um crescimento de pelo menos 8%”, afirma. Hoje, operam no mercado de franquias cerca de 1.900 marcas. Apenas em 2010, surgiram 212 novas redes (alta de 12,9%).

O faturamento total das franquias alcançou em 2010 a marca de R$ 75.987 bilhões – um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior. O número de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 86.365.

Para 2011, a tendência de crescimento é de 15%”, diz Camargo. “Somos hoje o quarto país com o maior número de marcas de franquias e o sexto em número de unidades”, acrescenta. Segundo a ABF, o número de franquias em operação no país só é menor que o da Coreia, China e EUA.

A feira deste ano terá a participação de 60 marcas estreantes – destas, cerca de 30 entraram no mercado neste ano. Parte delas está selecionando os seus primeiros franqueados no país, como é o caso das marcas Espaço Árabe, Casa das Calcinhas, Imprima Fácil, Home Depil e Brasil Top Secret Science (Veja tabela abaixo).

Tendências em alta
Segundo o diretor executivo da ABF, o bom desempenho do setor tem sido alavancado pelo aumento da oferta de crédito e do aumento do poder de compra da população. O franchising passou a atrair também o interesse de bancos de investimento e fundos de equity. Entre as empresas que receberam aporte de capital para expansão estão o Espaço Árabe e a Mundo Verde.

Camargo aponta duas grandes tendências no setor: as microfranquias voltadas para o ramo de serviços, que não precisam necessariamente de ponto comercial e cujo investimento inicial não passa de R$ 50 mil; e as franquias originárias de indústrias e clubes de futebol que passaram a atuar também no varejo, como Valisère e Bibi Calçados, O Poderoso Timão e São Paulo Mania

No ano passado, o segmento que mais cresceu foi o de alimentação (39,9%), seguido pelos setores de acessórios pessoais e calçados (29,9%) e vestuário (29%). “Só em 2010 foram lançadas 14 novas casas de frozen yogurt. Se somarmos as marcas de comida asiática e de sanduíches naturais, o número de novas franquias chega a 40”, afirma Camargo.

Para a ABF, o setor de alimentação não é o único que deve permanecer em alta. “Vivemos hoje um cenário de pleno emprego. Quanto mais gente trabalhando, maior o número de pessoas comendo fora de casa e também com menos tempo para realizar pequenas tarefas domésticas”, avalia o diretor executivo da ABF.

Entre as franquias em alta, ele destaca as ligadas ao setor de turismo, de serviços para o lar, de eletrônica e de telefonia celular. Ele alerta, entretanto, que o ingresso no mundo das franquias exige, além da escolha criteriosa do ramo de atividade, planejamento e da marca, análise do mercado e da região de atuação.

“É fundamental verificar as condições de negócio para não cair em contos mirabolantes, negócios em moda como comércio eletrônico”, afirma Camargo. No caso das franquias estreantes, ainda sem um histórico de operações, ele afirma que os primeiros franqueados podem conseguir maior flexibilidade na hora de negociar taxas e prazo de retorno.

Segundo o diretor, é fundamental ainda que o investimento inicial seja feito com pelo menos 50% de capital próprio, sem recursos de parentes, para que o franqueado não seja pressionado a quitar a dívida no primeiro ano de operação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: