PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    junho 2011
    D S T Q Q S S
    « maio   jul »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  

10 livros que todo empreendedor deve ler

Posted by HWBlog em 09/06/2011

De acordo um recente estudo sobre startups, ter um fundador bem-informado sobre o universo do empreendedorismo aumenta as chances de sucesso de um negócio. Com base na opinião de líderes de pequenos negócios e representantes de fundos de investimento, o Business Insider fez uma lista de 21 livros que todos os empreendedores devem ter em suas prateleiras. Confira, a seguir, dez títulos que fazem parte da compilação feita pelo blog.

A Nascente, de Ayn Rand (1943)
A Nascente (The Fountainhead) é um romance sobre o jovem arquiteto obstinado e intransigente Howard Roark e sobre aqueles que o invejam e tentam destruí-lo. Para Charlie O’Donnell, chefe do fundo First Round Capital, o livro retrata a paixão e os dilemas do empreendedor melhor que qualquer outro.

Out of the Crisis, de W. Edwards Deming (1982)
W. Edwards Deming (1900-1993) era um consultor internacional em gestão da qualidade e da produtividade. Em Out of the Crisis (sem versão em Português), detalha seus famosos 14 pontos da gestão, explicando em linguagem simples e direta como transformar a administração de um negócio. Para Roger Ehrenberg, sócio da IA Capital Partners, qualquer negócio – pequeno ou grande – pode se beneficiar das lições do livro sobre o respeito aos funcionários, focos nos processos e na coleta e análise de dados.

Programação Extrema Explicada: Acolha as Mudanças, de Kent Beck (2003)
A Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias desenvolverem software diante de especificações vagas e ambiente em constante mudança. Nesta obra, Kent Beck apresenta os principais conceitos dessa metodologia. Segundo Babak Nivi, fundador da Venture Hacks, o livro é “revelador” e deve ser usado como base para a criação de produtos de sucesso.

The Four Steps to the Epiphany, de Steven Gary Blank (2005)
Em The Four Steps to the Epiphany, Blank apresenta um passo a passo de como organizar as vendas, o marketing e o desenvolvimento de negócio de uma nova empresa ou produto. O livro tenta mostrar ainda o que diferencia startups de sucesso daquelas que não dão certo. De acordo com Babak Nivi, fundador da Venture Hacks, é o mais próximo que se pode chegar de um manual para criar startups.

Reality Check, de Guy Kawasaki (2011)
Veterano empreendedor do Vale do Silício, em Reality Check, Guy Kawasaki oferece conselhos práticos sobre como as melhores empresas são fundadas e administradas. Segundo Penelope Trunk, fundadora do Brazen Careerist, cada capítulo é como um post de blog e cada página se aprende algo novo.

Peak, de Chip Conley (2007)
Conley adapta a pirâmide de necessidades humanas do psicólogo Abraham Maslow ao mundo dos negócios. O autor mostra como o esquema salvou seu negócio da falência quando estourou a bolha das “pontocom”. Para Fred Destin, do grupo Atlas Venture, o livro não é muito bem escrito, mas traz conselhos úteis sobre como conseguir uma alta performance sustentável e usar crises a favor do negócio.

The Future Arrived Yesterday, de Michael S. Malone (2009)
Malone investiga a crescente virtualização do ambiente de trabalho e a deterioração das estruturas tradicionais das organizações. O argumento é que a nova geração de empresas deve crescer de uma maneira bem diferente do que as que se desenvolveram nos últimos 10 anos. Segundo Nilofer Merchant , fundadora da Rubicon Consulting, todos os empreendedores devem estar atentos a essas mudanças no padrão de evolução de uma empresa para não serem pegos de surpresa.

Switch: How to Change Things When Change Is Hard, de Chip Heath e Dan Heath (2010)
Os irmãos Heath discutem como é possível motivar funcionários e a si próprio a mudar quando a mudança pode ser tão assustadora, relatando casos que vão desde a revitalização de uma cidade decadente na Dacota do Sul até a estratégia de reposicionamento da marca americana Target. Para Sean Ellis, fundador da aceleradora 12in6, a mensagem principal é reforçar aquilo que está dando certo.

Blink, A Decisão Num Piscar De Olhos, de Malcolm Gladwell (2005)
Do jornalista inglês Malcolm Gladwell, autor de Ponto de desequilíbrio, o livro discute a capacidade de tomar decisões sem recorrer a um raciocínio lógico ou uma profunda análise. Narrando situações da vida real, o escritor mostra como os primeiros segundos de reação a um estímulo podem ser decisivos e, até mesmo, definitivos. Para Paul Jozefak, sócio da Neuhaus Partners, o livro traz ótimos conselhos sobre como decisões são tomadas.

Sorte ou Talento? O que Realmente Faz a Diferença para os empreendedores, de Bo Peabody (2005)
Com base na sua própria experiência como empreendedor de sucesso, Peabody defende que a vocação para o empreendedorismo é um talento inato e argumenta que a sorte pode influenciar no mundo dos negócios. Segundo Brad Feld, fundador do Foundry Group, o livro deve ser lido e saboreado por qualquer um que esteja pensando em começar um negócio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: