PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    maio 2011
    D S T Q Q S S
    « abr   jun »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

Pessoas ardilosas

Posted by HWBlog em 20/05/2011

Claro que muitas pessoas pensam em ganhar mais e ser bem sucedidas na carreira. O problema é quando, para se conseguir o que quer, o indivíduo se torna capaz de fazer qualquer coisa, inclusive coisas “más” – e já reforço que a maioria das pessoas não é assim. Infelizmente, suas conquistas são provenientes de artimanhas e armações. Essas pessoas são capazes de tramar e arquitetar as piores trapaças para se dar bem em uma situação, até mesmo lesar e prejudicar outras pessoas. Dou, a seguir, algumas dicas para que essas pessoas não lhe influenciem na vida profissional:

Cinismo
Todos sabem (ou pelo menos deveriam saber) o que é uma conduta profissional digna e honrosa. Porém, nem todos agem de acordo. Uma pessoa ardilosa engana, descobre seus gostos, preferências e te manipula para conseguir uma informação ou favor. O que pode parecer um dado qualquer para nós, para um espertalhão é uma mina de ouro. Por isso, deve-se cuidar com o que fala e para quem fala. A melhor coisa é escolher bem as palavras, ocultar informações sigilosas, não se abrir sobre sua vida pessoal e evitar dar quaisquer subsídios para alguém lhe passar a perna. Escolher bem as amizades que se faz já é um ponto importantíssimo para não cair em mãos falsas e cínicas.

Interesse
Fazer amizades por interesse é uma das principais armas de uma pessoa ardilosa. Depois de conquistado, certamente ele terá forte armas contra você. Eles chegam de mansinho, mostrando-se amigáveis e dispostos a lhe prestar grandes favores, normalmente essas pessoas: fingem que não sabem das coisas, enganam, maltratam, fazem amizades por puro interesse, usam e jogam fora, não se importam com o sentimento das pessoas e não são leais. São frequentemente levados pela razão para conseguirem seus objetivos (nem que para isso tenham que fazer algo que a sociedade compreenda como errado ou de má conduta). São trapaceiros, jogam para ganhar, passam por cima, convencem pessoas, são sagazes, bolam armadilhas, querem sempre mais. Normalmente, não são acomodados, deixam a razão dominar a emoção e não há um equilíbrio entre o bom e o mau senso, a conduta correta e a errada.

Uma pessoa assim no ambiente de trabalho faz o quê?
Rouba contatos, negócios prósperos, amizades e utiliza a ideia de outros para se promover, como se fosse o autor dela. É capaz de arruinar o trabalho de outro para que o seu sobressaia ou simplesmente para que seja o único a conseguir reconhecimento. Trama e arquiteta artimanhas.

Recomendações:
Atenção com as amizades que você faz. Cuidado ao compartilhar informações sigilosas, deixando para fazer isso apenas com pessoas de extrema confiança. Busque ter relações saudáveis com os demais profissionais que trabalham com você e saiba diferenciar os que são apenas colegas e os que podem se tornar grandes amigos. Se perceber que estão fazendo algo de errado, não ajude a encobrir ou executar certas ações duvidosas (como conseguir ou dar informações específicas, mudar algum relatório, etc).

São tantas as formas que se tem para fraudar ou prejudicar alguém para promover sua autoimagem, que somente com extrema cautela e atenção não se cai na mão desse tipo de pessoa (ardilosa). Assim como somos cuidadosos com pessoas de aparente má índole, o cuidado com a vontade e intenções desse tipo de pessoa (influenciadora, tendenciosa, enganadora, manipuladora) é fundamental. Essas pessoas são desprovidas de coração.

Dicas:
• Se alguém tenta lhe convencer a fazer algo pelo qual é contrário, não ouça. Você sabe o que fazer, o que é certo e o que é errado.

• Ao ver alguém planejando uma artimanha ou pior, te convidar para isso, haja da forma correta: denuncie suas ações e planos, evitando que isso prejudique outros colaboradores também.

• Chantagem emocional contra você ou outras pessoas, jamais. Ajude a pessoa se ver que ela está sendo afetada por alguém desta forma.

• Misturar demais o relacionamento profissional com o amigo e tirar proveito disso para a profissão não é uma boa ideia. Isso nada mais é do que “usar” a pessoa para outros fins, além de depreciar seus sentimentos e sua própria reputação.

• A melhor prevenção é o cuidado com as amizades que se faz. Também preste atenção e não se deixe levar por uma conversa que soe estranha às boas práticas de conduta ou fuja do politicamente correto.

• Cuide de seus bons contatos profissionais, mantenha uma relação saudável e profissional com eles. Pessoas são insubstituíveis, e as de conduta exemplar merecem um lugar especial na sua agenda periodicamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: