PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Tópicos recentes

  • Agenda

    abril 2011
    D S T Q Q S S
    « mar   maio »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930

Princípios da Gestão de Contratos eficiente

Posted by HWBlog em 23/04/2011

Gerir um contrato significa cuidar para que, ao final do período estabelecido, tudo tenha corrido conforme acordado ou, até mesmo, melhor do que o previsto. Desse modo, tanto quem contrata quanto quem fornece o produto ou serviço beneficiam-se mutuamente do sucesso da gestão contratual.

A habilidade para se gerir um contrato é útil e cada vez mais necessária, pois praticamente todos os tipos de relações comerciais se estabelecem a partir de contratos. Portanto, existem os mais diversos tipos contratuais que podem existir nas mais variadas empresas.

Devido a essa infinita variedade, há também amplos aspectos que devem ser observados cautelosamente em sua gestão. Em primeiro lugar, as partes devem ter ciência de que o contrato possui a função de impor limites à vontade e à liberdade de ambas. Por isso, é necessário ter conhecimento pleno e minucioso do conteúdo contratual em questão.

Além disso, é imprescindível que haja planejamento e programação detalhados de todas e quaisquer atividades e eventos. Deve-se também assegurar o provimento de recursos para a realização do que estiver estabelecido no contrato.

As recomendações adicionais resumem-se em: criar uma cultura de fiscalização periódica, de forma a garantir que as cláusulas contratuais e os eventos firmados sejam efetivamente cumpridos e utilizados pelas diversas áreas da empresa; conhecer sistemas de arquivamento que possibilitem o fácil acesso às informações contratuais em casos de conflitos judiciais; implementar sistemas de monitoramento de prazos e vencimentos, evitando gastos e pagamentos fora do prazo estipulado em contrato; acompanhamento das renovações e rescisões; e cuidados na suspensão e interrupção dos contratos acordados internacionalmente para evitar danos jurídicos e financeiros à empresa.

Os maiores desafios para a gestão de contratos encontram-se, principalmente, nas questões de respeito aos prazos, descentralização de responsabilidades, integração de áreas distintas, identificação de riscos, consulta de documentos e perda do histórico documental. Mas com um planejamento adequado e cuidado nos pontos destacados acima, é possível evitar os riscos e, acima de tudo, garantir a eficiência do contrato, ou seja, a razão positiva entre esforço e resultado; entre custo e benefício – no atendimento dos objetivos contratuais pela forma mais adequada e racional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: