PrimeWork (Ano VII)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

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    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

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Marca: como construir e qual o momento correto de mudar?

Posted by HWBlog em 03/03/2011

É necessário observar todos os detalhes que cercam a imagem da empresa e estar atento para mudar sempre que necessário

Em qual momento deve-se mudar a marca do empreendimento? Quais os critérios? A imagem da empresa é atual? Algumas dessas questões podem até passar pela cabeça de alguns empresários, mas com tantos investimentos em espaço físico e profissionais, o conceito e o desenho da marca acabam sendo relegados. No entanto, estar atento às inovações do mercado e proporcionar aos clientes uma marca forte e moderna é imprescindível para que o cliente ou futuro cliente tenha uma percepção adequada do negócio e este possa prosperar.

O investimento na construção da identidade é um recurso que irá trazer retorno para a empresa. A confiança no produto oferecido inicia-se com a apresentação da marca, portanto, é necessário estar atento e observar pontos estratégicos. No entanto, não adianta investir na identidade visual da empresa no início e, no decorrer dos anos, esquecê-la. A manutenção deve ser realizada sempre que necessário, mas qual é o momento exato para mudar?

Essa é a dúvida que muitos empresários questionam ao chegarem à agência. Na verdade o redesenho de marcas, reposicionamento total ou parcial da identidade deve acontecer quando a identidade visual não corresponde mais ao processo evolutivo que teve ou mesmo quando a marca deseja comemorar uma nova fase da empresa. A reformulação é mais indicada para marcas existentes que estejam em processo de reposicionamento, envelhecidas ou conceitualmente problemáticas.

Recentemente, uma agência desenvolveu o processo para reformulação de uma empresa especializada em promover saúde e segurança no ambiente corporativo, a qual comemora 10 anos de existência e deseja renovar e evidenciar a nova fase. Ao redesenhar a marca a agência explorou por meio do logotipo essa fase de transição e pioneirismo no segmento no qual atuam.

Pensando na vida das pessoas para uma longevidade com mais saúde, o estudo da nova marca foi desenvolvido para tornar-se uma marca mais lúdica, alinhada com o seu segmento e público-alvo. Todos os detalhes foram elaborados dentro da proposta da empresa. Por exemplo: O desenho de estrela como símbolo surge para trazer esperança, brilho e servir como guia direcionando as empresas e seus colaboradores para um futuro mais saudável e promissor. As cores para trazer mais vida. O azul do céu para transmitir leveza e transparência. O tom mais escuro do azul, reforça a tipografia mais arredondada e moderna. O verde como uma faixa remetendo a volta em 360 graus, subliminarmente traz a chegada com a conquista. Como em uma maratona ou em uma inauguração, em que o ganhador ultrapassa suas metas e conquista sua premiação.

É necessário observar todos os detalhes que cercam a imagem da empresa e estar atento para mudar sempre que necessário, normalmente as mudanças de uma marca acontecem como na vida pessoal. Com o tempo envelhecemos, perdemos massa muscular, aparecem às primeiras rugas, enfim, se não cuidarmos do nosso corpo e alimentarmos a nossa mente, com o tempo a tendência é que percamos a nossa identidade. Com uma empresa não é diferente. O tempo passa e muitas coisas envelhecem; equipamentos eletrônicos ficam defasados, assim como os softwares. Com a marca acontece a mesma coisa, portanto, deve estar sempre atualizada com as evoluções da empresa, do mercado e público alvo, não apenas conceitualmente, mas visualmente também e, na hora certa, realizar uma renovação, um redesenho ou um re-posicionamento. É através do visual e de algumas atitudes que as marcas conseguem se expressar e mostrar as mudanças adquiridas e o real posicionamento da empresa.

Para isso, o maior patrimônio da empresa, ou seja, a marca deve ser construída por profissionais adequados, designer com especialização e conhecimento em construção de marcas. Não importa o segmento onde atua. Seja único. Alinhe a proposta de trabalho a um conceito forte, uma identidade própria e diferente dos concorrentes. É necessário registrar a marca e tomar as devidas providências para que no futuro não perca o que levou anos para construir.

Além disso, não utilize a marca fora do padrão de aplicação. Não distorça sua identidade. Uma marca bem desenvolvida, já possui requisitos básicos, seja para aplicação em fachada, bordados, material impresso e outros. Não entregue o coração da empresa para amadores. Seja empreendedor do início ao fim. Invista na marca sempre, não deixe de colocar no plano ou estratégia de crescimento os cuidados com a marca.

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