PrimeWork (Ano IX)

Liderança, Atitude, Desafios, Ações e Conquistas para o Empreendedor Moderno

  • About

    O Mundo todo celebra uma grande capacidade humana de empreender.

    Do mesmo modo que é vibrante, a estrada do empreendedor é repleta de obstáculos. Quer para abrir ou fazer crescer um negócio próprio, quer para avançar propositivamente dentro de uma corporação.

    Nesse sentido este blog busca preencher com informações, entrevistas e cases de sucesso pessoal e corporativo as muitas lacunas que se abrem quando surge o tema da iniciativa pessoal dos negócios.

    Esperamos que este blog, possa de alguma forma contribuir para o crescimento dos empreendedores.

    Haroldo Wittitz, Editor and Publisher

    The whole world celebrates a great human capacity to undertake.

    Similarly that is vibrant, the way to entrepreneurship is fraught with obstacles. Want to open or grow a business, want to move forward with proposals within a corporation.

    In this sense seeks to fill this blog with information, interviews and success stories of the many personal and corporate loopholes that open when the subject arises from the personal initiative of business.

    We hope this blog, can somehow contribute to the growth of entrepreneurs.

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Posts recentes

  • Agenda

    abril 2010
    D S T Q Q S S
    « jan   jun »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  

Cortar custos ajuda a crescer

Posted by HWBlog em 24/04/2010

O sonho de qualquer empresário é baixar custos e aumentar lucros. O desafio, quase sempre, é diminuir as contas certas para alcançar este resultado. Luís Felício, sócio da Galeazzi e Associados, disse, no primeiro dia do Curso EXAME PME, que um bom caminho para isso é manter o foco em resultados e não apenas no faturamento da empresa.

De acordo com ele, alguns pré-requisitos são essenciais para o bom andamento da empresa.

“Nunca confunda as contas da pessoa física com as da pessoa jurídica. Isso altera e contamina todo o sistema de custos”, explica Felício.

Outra dica é ter retiradas coerentes com o porte da empresa.

Antes de decidir cortar custos é preciso ter uma meta exeqüível, e não apenas um desejo. Para isto, planejamento é essencial.

Para Arnaldo Gomes da Rocha, sócio-diretor da DealMaker, a redução dos gastos está relacionada com o valor da empresa. Este movimento não pode comprometer o que a empresa já é. Ele deve, inclusive, colaborar para novos negócios. “Otimizar despesas e custos não é apenas fazer cortes, mas saber gastar bem”, explicou durante sua palestra no curso.

Um erro muito comum é as empresas começarem a cortar os gastos de impressão ou de água. “Quem faz isso já começa por um mal caminho. É preciso identificar os custos que pesam mais e interferir neles para alcançar um resultado significativo”, ensina Felício. Fazer um diagnóstico distanciado dos problemas é uma forma de identificar quais operações estão levando mais dinheiro.

Um exemplo é o fato das despesas com viagem serem as primeiras a sofrerem cortes. Elas costumam ser caras, mas podem afetar os novos negócios. É possível aumentar este tipo de gasto e mesmo assim diminuir as despesas brutas.

Por isso, enxergar a empresa com olhos de fora é tão importante. Uma boa prática de governança administrativa ajuda neste ponto.

“A concentração de todos os processos no dono da empresa é um problema. Por isso, delegar é importante. As pessoas ajudam a identificar os desperdícios”, diz o sócio-diretor da DealMaker. “Ninguém faz empresas vencedoras sozinho”, conclui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: